O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) está convocando entidades e instituições da sociedade civil organizada para participar do 5º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizado nesta quinta-feira (6), das 14h às 16h, por meio de videoconferência, pela plataforma Google Meet (AQUI). O evento tem por objetivo discutir o tema “A Importância do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso para a Efetivação da Política Municipal da Pessoa Idosa”.
Durante o fórum serão eleitos oito representantes da sociedade civil para compor o CMDI na gestão 2022/2024. Para concorrer, os elegíveis devem ser representantes, legalmente constituídos, de Associações de Grupos de Idosos, Instituições Prestadoras de Serviços dos Idosos, Associação de Aposentados e Pensionistas ou alguma classe que trabalhe com idosos no município. As entidades e instituições vinculadas ao segmento terão o direito de indicar dois representantes: um titular e um suplente.
A atual presidente do conselho e subsecretaria municipal de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares, comentou sobre sua gestão. "Assim que assumi a Presidência do CMDI, participei do processo de reorganização, com a posse dos novos conselheiros e a formação da equipe técnica. Nossa atuação foi no sentido de fortalecer este espaço democrático, importante na discussão das políticas públicas voltados a pessoa idosa. Contribuímos para que a relação entre o governo e sociedade civil se estreitasse, a partir da participação popular em conjunto com a Subsecretaria da Pessoa Idosa" declarou.
Para seus membros estarem aptos a votar e serem votados, as entidades e instituições devem enviar para o e-mail do conselho ([email protected]), até as 17h de quarta-feira (5), os seguintes documentos: registro de funcionamento, com no mínimo 1 ano; ata da última eleição e posse da atual diretoria; e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) atualizado.