05/10/2022 às 14h57min - Atualizada em 05/10/2022 às 14h57min

O vereador Raphael Thuin tem mais uma Lei sancionada

Pais ou responsáveis de pessoas com Síndrome de Down ou Autistas não precisam mais renovar anualmente o laudo médico para garantir seus direitos no município, como vaga na rede de educação, atendimento na saúde ou acesso ao transporte público

Jornal Aurora - Redação
A partir desta quarta-feira (05)  pessoas diagnosticadas com Síndrome de Down ou  Transtorno do Espectro Autista- TEA- não vão mais precisar renovar  anualmente o laudo médico  na hora de fazer valer seus direitos como  matrícula escolar, atendimento na rede de saúde ou obter gratuidade  no transporte público. É que  foi  publicada na edição do Diário Oficial número 1188,  a Lei 9.206 de autoria do vereador Raphael Thuin que desobriga esta exigência  anual junto aos serviços oferecidos no município de Campos dos Goytacazes. Os pais ou responsáveis de pessoas  Autistas só vão precisar renovar se houver mudança de graduação do Transtorno do Espectro Autista.

Para  Angela Titonele, mãe do Miguel Titonele, 11 anos ,  que tem a Síndrome de Down , a  Lei 9.206 é muito importante para as  mãe ou responsáveis que todo ano precisam buscar  na rede de saúde um  médico para conseguir o laudo e garantir , por exemplo , uma vaga na escola e também um mediador para acompanhar o filho na unidade de ensino, destacou Ângela. Ela exemplificou que na semana passada ela foi marcar um dentista para o filho na Secretaria de Saúde e foi exigido o laudo médico atualizado. Ao chegar no Posto de Saúde do bairro o médico pediatra que poderia dar o laudo, está de férias, não conseguindo o documento e automaticamente perdi a vaga odontológica. Com está na nova Lei não teria mais  esse problema", explicou Ângela.

- Fico muito feliz com a públicaçao da Lei 9.206 que garante esse direito aos pais ou responsáveis. " Como presidente da Comissão Permanente da Pessoa com Deficiência na Câmara tenho o dever e responsabilidade de ouvir as demandas das famílias e buscar garantir esses direitos para as pessoas com deficiência. Para muitos, pode parecer simples, mas só quem acompanha as famílias sabe como algumas burocracias prejudicam o atendimento, destacou o parlamentar Raphael Thuin, autor do projeto de lei 0042/2022, que foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp