A Policlínica da Terceira Idade completou 1 ano. Inaugurada pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2021, ela já realizou cerca de 46 mil atendimentos. O aparelho da Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada às Secretarias de Desenvolvimento Humano e Social e Saúde, oferece atividades socioassistenciais, socioeducativas e físicas, atendimento humanizado para os idosos, além de uma série de especialidades médicas: geriatria, neurologia, otorrinolaringologia, hematologia, gastrologia, cardiologia, angiologia, pneumologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia e dermatologia. O local fica situado na Rua Rodrigues Peixoto, 91, no Parque Tamandaré.
A subsecretária, Rosilane Tavares, destaca a importância do espaço, principalmente durante a crise sanitária causada pela Covid-19. “Em meio a pandemia que vivemos recentemente, muitos idosos deixaram de procurar seus médicos e, até mesmo, tiveram tratamentos interrompidos. Reabrimos a Policlínica e os Clubes da Terceira Idade para atender nossa população idosa. Hoje nós oferecemos diversas especialidades médicas, tratamentos como fisioterapia e hidroginástica, além de exames cardiológicos. Promovemos também os serviços de convivência como artesanato, palestras motivacionais e turismo”, afirma.
Frequentadoras da policlínica, a dona Elza Souza e a Luci Ferreira elogiam o espaço e os atendimentos que recebem. “Eu gosto muito da policlínica, eu acho muito boa. O atendimento dos médicos é ótimo, eu já fui atendida por vários”, disse Elza, de 80 anos.
"Foi muito boa a iniciativa da prefeitura de reabrir uma policlínica só para o atendimento da terceira idade. Eu venho em vários médicos. Venho a cardiologista, oftalmologista e ortopedista. Todos eles me atendem muito bem”, comentou Luci, de 81 anos.
Quem também não poupa elogios ao espaço é a dona Geanete Siqueira, de 79 anos. “Eu gosto muito da policlínica. Antes, no clube da terceira idade, tínhamos apenas recreação e , agora, temos atendimento médico. Isso facilita muito para nós, frequentadores”, declarou.
Além dos atendimentos clínicos, o espaço também oferece atividades socioassistenciais, socioeducativas, físicas, como aulas de hidroginástica, alongamento e ginástica, além de violão, coral, artesanato, entre outras.
A policlínica funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os agendamentos de consultas dos cadastrados e informações são feitas por meio dos telefones (22) 98126-3889, (22) 98175-0571, (22) 99812-1298 e (22) 99812-1209. Para realizar o agendamento, os idosos precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, além de comprovante de vacinação.