Diferente do esquema vacinal primário, que é formado pela 1ª e 2ª doses, e tem cobertura de 85,15% e 79,26% respectivamente, a adesão aos reforços contra a Covid-19, que equivalem à 3ª e 4ª doses, está muito abaixo do esperado. Do público elegível para essa etapa da vacinação, respectivamente 45,79% e 17,95% compareceram aos postos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que é extrema importância que a população complete o esquema vacinal de quatro doses e, para isso, está disponibilizando, nesta quarta-feira (05), os imunizantes da Astrazeneca e Coronavac para aplicação das 9h às 16h. O atendimento continua sendo através de senha.
“Pouquíssimas pessoas têm procurado os postos para receberem as doses da vacina, mas precisamos lembrar que a pandemia ainda não acabou. As doses de reforço são importantes para elevar o número de anticorpos protetores e manter afastados os riscos da forma grave da doença e óbitos”, explica o assessor chefe de Imunizações da SMS, Leonardo Cordeiro. A média de doses aplicadas por semana está abaixo de 2 mil.
Devem receber o 1º reforço (3ª dose) todas as pessoas com 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto). O intervalo é de quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Coronavac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, a dose de reforço pode ser feita com o imunizante que tiver disponível, independentemente do usado no esquema primário.
O 2º reforço (4ª dose), as pessoas com 18 anos ou mais, incluindo os profissionais de saúde devem respeitar o intervalo de quatro meses. As pessoas imunocomprometidas, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional) há quatro meses, também serão vacinadas com a 4ª dose.
Também será aplicado o 2º reforço para as pessoas com idade entre 18 e 39 anos que receberam o 1º reforço da Janssen também sede respeitar o intervalo de quatro meses. Nesse caso, são utilizadas as vacinas AstraZeneca ou Coronavac. Já as pessoas com 40 anos ou mais que também iniciaram o esquema vacinal com dose única, podem fazer o 2º e o 3º reforço (equivalentes às 3ª e 4ª doses). O intervalo também é de quatro meses.
Gestantes e puérperas devem tomar a dose de reforço com a vacina da Pfizer. Caso esse imunizante não esteja disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac. As pessoas que tomaram a dose única da Janssen e fizeram o primeiro reforço com outro imunizante também precisam dar sequência à imunização, respeitando o intervalo de quatro meses.
Já a 2ª dose da Astrazeneca é para quem recebeu a 1ª dose até o dia 22 de agosto e a Coronavac é para aqueles que receberam a 1ª dose até 05 de setembro. Aquelas pessoas com 12 anos ou mais também podem receber a 1ª dose, se assim desejarem.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência. No caso de gestantes, também o cartão pré-natal e declaração médica. Para receber a 2ª, 3ª ou 4ª dose, precisa ainda da caderneta ou cartão de vacina contra a Covid-19. Já os profissionais de saúde devem levar um documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho responsável pela categoria.
POSTO EXCLUSIVO PARA APLICADA DA 1ª A 4ª DOSE PARA IDOSOS 60 ANOS OU MAIS – 9H ÀS 16H AUTOMÓVEL CLUBE
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 2ª DOSE (Coronavac) – 9H ÀS 16H SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca e Coronavac) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN – 9H ÀS 16H CAMPOS SHOPPING CLUBE DA TERCEIRA IDADE FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES (ANTIGA AABB) QUIOSQUE RODOVIÁRIA ROBERTO SILVEIRA
POSTOS COM APLICAÇÃO DA 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES (AstraZeneca e Coronavac) E 2º E 3º REFORÇO PARA QUEM RECEBEU JANSSEN – 9HÀS 15H UBS TOCOS UBSF DORES DE MACABU UBSF SÃO SEBASTIÃO (9h às 13h) UBSF LAGAMAR /FAROL DE SÃO TOMÉ