O grupo Agrícola Brunetta sediado em Balsas-MA tem aprovada sua reestruturação na justiça. Os produtores que por conta da crise ocasionada pela COVID-19 e aumento dos custos de insumos, defensivos agrícolas e sementes tiveram suas atividades extremamente prejudicadas.
O escritório JRCLaw assumiu a assessoria jurídica da reestruturação em conjunto com a Quist Investimentos. “Os Brunettas foram extremamente impactados com a crise da COVID e principalmente pela conjuntura econômica e conflitos armados. Segundo o CNA De janeiro de 2020 a março de 2022, os preços nominais dos principais fertilizantes tiveram alta de 288%. Já os preços da soja, milho e trigo aumentaram 110%. “O custo dos fertilizantes subiu muito mais do que o preço pago pelas commodities. Isso significa que as margens do produtor estão se retraindo”. Afirmou Jean Cioffi CEO do escritório JRCLaw.
O grupo Agrícola que produz aproximadamente 7 mil toneladas por ano recorreu a lei 11.101/2005 e pode evitar a falência, que trabalhadores fiquem sem seus empregos, que fornecedores fiquem sem clientes, que os consumidores percam um serviço e que o estado deixe de arrecadar impostos. “Existe toda uma questão social envolvida, não apenas o lado do produtor, mas todo mundo perde, a lei da Recuperação judicial está aí para ser usada e que existe uma saída”, ressalta Cioffi.
Foram mais de 40 milhões de dívidas negociadas, com um total de 78 credores.