Estiveram presentes líderes e especialistas de diversas empresas, da indústria de bens de consumo, materiais e insumos para embalagens, além de representantes de companhias que têm foco na sustentabilidade para embalar seus produtos com menor impacto ambiental. No 1º dia Pepsico, Faber-Castell, Coopervivabem, Grendene, CBA, Better Drinks, Novelis, DPA-Nestlé, Suzano, Papirus, Owens-Illinois, Irani, BOBST, Mantiqueira, Natura, Johnson & Johnson, e Ball.
Foram apresentados diversos painéis, com temas variados e focados na embalagem, sustentabilidade e inovação. A PepsiCo, por meio de Priscila Mazzarin, Global & Latam Packaging Sustainability Sr. Manager, trouxe o tema Packaging Positive Packaging. “A ideia é engajar os consumidores, educar e explicar que todo mundo precisa fazer uma escolha positiva pensando na transformação das embalagens", argumentou Priscila.
A Papirus, por sua vez, fez uma apresentação sobre a logística reversa e a gestão de créditos de reciclagem, com Christian Kroes, Gerente de Desenvolvimento de Produto.
A Grendene apresentou um case de sucesso da nova embalagem de Melissa utilizando a ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV). "Nossa ideia é reduzir impactos dos produtos até os cabides e embalagens pensando nas políticas de desenvolvimento sustentável”, pontuou Carlos Barbosa, Gerente de Sustentabilidade da marca. Redesenhada, a nova embalagem 100% papel kraft reduziu em 68,4% as emissões de gases de efeito estufa.
Já a DPA-Nestlé discorreu sobre uma iniciativa pioneira no segmento de iogurtes, o uso de embalagens 100% de PET PCR, enquanto a Better Drinks fez uma palestra sobre a água mineral Mamba Water disponibilizada 100% em latas de alumínio.
O primeiro dia contou, ainda, com a participação da BOBST, que apresentou sua jornada rumo à sustentabilidade. “Reduzir o impacto ambiental das futuras máquinas de embalagens, evitar desperdícios na cadeia de produção e estudar os clientes para tirar o melhor proveito das máquinas são algumas das ideias que seguimos”, revelou Tove Dahlström, Gerente de Regional de Comunicação e Marketing da Bobst para a América Latina.
Já a CBA falou sobre inovação em reciclagem pós-consumo das embalagens. “Questões econômicas estão fortemente ligadas a questões ambientais. A cadeia de embalagens tem um papel fundamental na sustentabilidade e as indústrias de consumo estão consumindo cada vez mais inovações. 60% dos consumidores na Europa estão dispostos a pagar mais por embalagens mais sustentáveis”, afirmou Fernando Wongtschowski, Gerente de Marketing Estratégico e Inovação da CBA.
A Irani Embalagens apresentou o tema Um Modelo de Gestão Integrado e Sustentável. “As negociações de crédito de carbono reforçam nosso compromisso nas questões endereçadas para as mudanças climáticas. Nós comercializamos 155.885 toneladas de crédito de carbono em 2021”, destaca Leandro Farina, Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani.
Tereza Montenegro, presidente da Coopervivabem encerrou o ciclo de palestras do primeiro dia, trazendo uma reflexão para os brand owners. Segundo ela, o desafio da cooperativa está nas embalagens que são recicláveis, porém de dificíl comercialização como por exemplo, as garrafas PET coloridas. É preciso repensar o design para a reciclagem.
No segundo dia de evento, tiveram foco os argumentos de empresas como Klabin, Barilla, Valgroup, Natural One, Indorama, Yara, Henkel e Unilever, ligados à sustentabilidade e inovação na área das embalagens. A Henkel destacou sobre o seu compromisso no desenvolvimento de soluções de menor impacto ambiental. “É importante contar com as tecnologias que temos disponíveis e que são compatíveis com a reciclagem para trabalharmos junto às cooperativas, trazendo novas realidades para as nossas indústrias”, argumentou Michelle Tenchella, Gerente de Sustentabilidade para Adesivos Industriais da empresa.
A Valgroup ministrou palestra sobre o tema Inovação como Elemento-Chave para a Economia Circular de Embalagens. “O fator sustentabilidade hoje é um ponto decisivo para a tomada de decisão de qualquer novo projeto que pensamos em trabalhar na companhia. A empresa já nasceu operando com reciclagem de polietileno e, ao longo do tempo, novas operações foram sendo introduzidas. A meta é atingir a neutralidade de carbono e reciclar 100% das embalagens", explicou Marlos Giuntini, diretor de Inovação da marca.
A Klabin discorreu sobre o tema A Sustentabilidade da Floresta à Embalagem, abordando as ações do presente e visões para o futuro. “É um orgulho estar aqui para falar da nossa história e da nossa preocupação com a sustentabilidade”, comenta André de Marco Bueno, Gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da companhia.
A Barilla reduziu o impacto ambiental da embalagem de massa ao transformá-la em monomaterial utilizando somente papel cartão, facilitando o processo de reciclagem para o consumidor. Segundo Fabiana Araújo, gerente de marketing da marca, a iniciativa poupou o uso de 126 mil kg de plástico por ano.
Zita Krammer, Gerente de Sustentabilidade da Unilever, falou sobre a economia circular do plástico. “Para nós, como agentes ativos do negócio, como indústria e membros da sociedade, essas oportunidades são essenciais na conexão e busca de soluções para as diversas aplicações da sustentabilidade”, disse a executiva. Ela apresentou uma iniciativa pioneira sobre o uso de embalagens flexíveis multicamadas recicladas pós-consumo na produção de tampas.
Isabela Malpighi, diretora da Johnson & Johnson palestrou no evento falando sobre o incentivo à circularidade, a implementação de resina PCR em embalagens. Anderson Liba, gerente de desenvolvimento de embalagens da Natura argumentou no fórum sobre a redução de impacto ambiental nas embalagens para perfumaria. O gerente de marketing de produto da Suzano, Sergio Mota, conversou sobre o futuro do papel. Amanda Santigado, cordenadora de marketing da Matiqueira, compartilhou sobre a evolução das embalagens da mantiqueira brasil.
A discussão principal da 15ª edição foi sobre o uso de embalagens de menor impacto ambiental, promovendo o modelo de economia circular e estabelecendo projetos de recuperação dos materiais já usados. As primeiras 14 edições do evento já impactaram mais de 2 mil profissionais do setor.
O Fórum de Embalagem & Sustentabilidade contou com o patrocínio da Ball, Bobst, CBA, Evertis, Henkel, Irani, Indorama, Klabin, Nitro, Novelis, Owens-Illinois, Papirus, Suzano e Valgroup.
Sobre o Instituto de Embalagens
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 22 livros e realizou 100 cursos e 133 eventos, com a participação de 15.989 profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que melhores embalagens promovem um mundo melhor.