02/10/2022 às 11h14min - Atualizada em 02/10/2022 às 11h14min
Influenza A: para evitar surto da gripe, vacina continua sendo aplicada em Campos
A aplicação da vacina para todas as pessoas acima de 6 meses, incluindo as pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas esse ano, acontece em 30 postos distribuídos pelo município
O aumento atípico de casos de Influenza A, um dos vírus da gripe, recentemente em São Paulo acendeu o alerta das autoridades em saúde do país. Em Campos, a vacinação continua aberta para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A medida visa ampliar a cobertura vacinal já que apenas 114.146 pessoas, incluindo público prioritário, procuraram um dos postos que atendem de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 16h, para receber a imunização.
A baixa cobertura aumenta a possibilidade de ocorrer surtos da doença na cidade, assim como aconteceu no final de 20221, quando foram registrados casos de H3N2, do subtipo Darwin. “A gripe é uma doença séria que, se não tratada de maneira eficaz, pode levar ao óbito. E a melhor forma de evitar o contágio da doença é a prevenção, através da vacina. Então, é de extrema importância que as pessoas, principalmente do grupo prioritário, recebam a dose do imunizante”, alerta o secretário de Saúde Paulo Hirano.
A vacina aplicada é a trivalente, composta pelos vírus tipo B, H1N1 e H3N2, incluindo o subtipo Darwin. Os dois últimos foram responsáveis pelos surtos de gripe respectivamente em 2019 e 2021. “A população precisa ter consciência de que as vacinas são seguras e protegem principalmente o público mais vulnerável”, disse o enfermeiro e assessor chefe de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro.
Na primeira fase da campanha, iniciada em 4 de abril, estava prevista a imunização de trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais. Já a segunda etapa contemplou as crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), professores, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A ampliação para toda a população ocorreu em 27 de junho.
A aplicação da vacina para todas as pessoas acima de 6 meses, incluindo as pessoas dos grupos prioritários que ainda não foram vacinadas esse ano, acontece em 30 postos distribuídos pelo município. É importante ressaltar que a vacina pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do calendário básico de rotina e da Covid-19. Não há contraindicação.
Interessados devem procurar o posto mais perto de sua residência. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento com foto, CPF e cartão de vacina. A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da Influenza, que tem grande potencial de transmissão, podendo, inclusive, levar à superlotação da rede de urgência e emergência.
PÚBLICOS EXCLUSIVOS
Cidade da Criança – Crianças de seis meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) – Crianças com comorbidades e deficiências permanentes de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias