São Paulo, 29 de setembro de 2022 – Na última quarta-feira (28), a ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, inaugurou a Interligação Elétrica Biguaçu (SC), com mais de um ano de antecipação em relação ao prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O evento contou com a presença de autoridades, parceiros e universidades.
Rui Chammas, diretor-presidente, Gabriela Desirê, diretora executiva de operações, e Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA CTEEP, na inauguração da Interligação Elétrica Biguaçu
Trata-se de um marco para o setor elétrico por se tratar de um empreendimento inédito no Brasil, já que é o único a contemplar linhas de transmissão com trechos aéreo, submarino e subterrâneo. A obra visa à maior segurança e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica na região metropolitana de Florianópolis, mitigando o risco de novo apagão no local, a exemplo do ocorrido em 2003 e que durou 55 horas consecutivas. Com o aumento da oferta de energia para toda a região, o projeto ampliará o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Estado, além de atrair novos empreendimentos para Santa Catarina, suportando o aumento de cargas decorrente da expansão das atividades econômicas na região.
Com as obras iniciadas no primeiro semestre de 2021, o projeto contemplou a construção de 57 km de linhas de transmissão e de uma nova Subestação, em Ratones, além da ampliação da Subestação Biguaçu, localizada no município de mesmo nome.
O empreendimento foi energizado no final de agosto, após obtenção do Termo de Liberação Definitivo (TLD), emitido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
|
|
Visita guiada na Subestação Ratones
O projeto foi arrematado no lote 01 do leilão de transmissão realizado em junho de 2018, teve investimento de mais de R$ 440 milhões e trará para a companhia um adicional de Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 49,7 milhões no ciclo 2022-2023.
Materiais audiovisuais
Sobre a ISA CTEEP
Com uma equipe de mais de 1.400 colaboradores, a ISA CTEEP está presente em 17 Estados, operando uma complexa rede de transmissão por onde trafegam 30% de toda a energia elétrica transmitida no Brasil e 92% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 26 mil km de circuitos e 139 subestações (ativos em operação e em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.
Informações para a imprensa – ISA CTEEP
RPMA Comunicação
Kelly Queiroz – (11) 94216-3176