28/09/2022 às 09h52min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h01min

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia promove encontro virtual gratuito sobre lavagem nasal 

Especialistas esclarecem dúvidas e orientam a população sobre a importância do procedimento e os benefícios para o olfato

SALA DA NOTÍCIA Redação

Nesta quinta-feira (29/09), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) reúne especialistas para sanar dúvidas sobre lavagem nasal em um encontro virtual gratuito, às 20h, aberto à comunidade. Na ocasião, a Dra. Wilma Anselmo e os otorrinolaringologistas Ricardo Dolci e Marcus Lessa vão esclarecer os benefícios dessa técnica e se ela pode ajudar a melhorar o olfato. 

O evento faz parte da ação “Meu Otorrino é 10: ele me ensina a lavagem nasal”, que conta com conteúdos informativos e uma programação de lives mensais com profissionais no Instagram Otorrino e Você, canal idealizado pela ABORL-CCF para promover educação em saúde à população.

“A lavagem nasal é indicada em quadros de rinite alérgica, rinossinusites virais e bacterianas agudas e rinossinusites crônicas, além do pós-operatório e outras situações específicas. A porcentagem de pacientes que se beneficia é tão grande, que esse é considerado um tratamento de primeira linha para essas enfermidades,” esclarece o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann.
 

Entenda a lavagem nasal

O procedimento é reconhecido na Medicina pelos resultados positivos em pacientes com alergias respiratórias e outras enfermidades. Mas as indicações de como realizar a técnica, sua periodicidade e o perfil de paciente que deve realizá-la podem variar conforme o problema vivenciado.

A lavagem nasal pode ser feita em qualquer idade, mas precisa de orientação e acompanhamento médico. “É muito importante entender qual é o problema apresentado pelo paciente. O método será adaptado de acordo com cada situação clínica”, alerta Roithmann.

Todo procedimento que utiliza água, soro fisiológico ou outras soluções salinas combinadas com medicamentos de uso tópico para serem aplicados dentro da cavidade nasal, podem ser chamado de lavagem nasal, visando ao tratamento de doenças e resultando na melhora da saúde respiratória e do bem-estar. 

 

Calendário de lives

Além do encontro de setembro, no dia 20 de outubro, o 2° vice-presidente da ABORL-CCF, Fabrizio Romano, e os especialistas Miguel Tepedino e Thiago Bezerra abordam sobre lavagem nasal nas crianças, dando dicas e orientações, além de responderem aos questionamentos dos participantes da live. Também gratuito, o evento ocorrerá às 20h, no Instagram  Otorrino e Você. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp