Começou hoje a 15ª edição do Fórum Embalagem de Sustentabilidade, evento realizado pelo Instituto de Embalagens, com o objetivo de promover o debate sobre novas soluções de embalagens amigas do meio ambiente, além de compartilhar cases de sucesso replicáveis que contribuem para a construção de um mundo melhor. “A 15ª edição do Fórum tem o objetivo de trazer novas discussões sobre o tema, abordar a questão da circularidade das embalagens como uma responsabilidade compartilhada. Hoje o Instituto de Embalagens possui mais de 180 patrocinadores e 15.958 profissionais capacitados e vamos lançar, ainda, o livro bilíngue Embalagens Flexíveis/Flexible Packaging, o nosso 22º livro publicado”, comenta Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, organizador do Fórum Embalagem & Sustentabilidade.
No primeiro dia de evento, estiveram presentes líderes e especialistas de diversas empresas, da indústria de bens, materiais e insumos para embalagens, além de representantes de companhias que têm o foco na sustentabilidade ou que procuram melhores formas de embalar seus produtos, como Pepsico, Faber-Castell, Coopervivabem, Grendene, CBA, Better Drinks, Novelis, DPA-Nestlé, Suzano, Papirus, Owens Illinois, Irani, BOBST, NVC e Balls.
Foram apresentados diversos painéis, com temas variados, mas focados na embalagem, sustentabilidade e inovação. A PepsiCo, por meio de Priscila Mazzarin, Gerente Geral de Sustentabilidade Global de Embalagens, trouxe o tema Packaging Positive. “A nossa jornada de sustentabilidade atua nas escolhas positivas da transformação das embalagens, que possuem o objetivo de engajar e educar os consumidores”, explicou a gerente.
A Papirus, por sua vez, fez uma apresentação sobre a logística reversa e a gestão de créditos de reciclagem, com o Gerente de Produto, Christian Kroes. “Neste ano, nós esgotamos os recursos naturais da terra no dia 28 de julho. A economia circular é uma ferramenta importante para a diminuição desse esgotamento e regeneração da sociedade”, argumentou Christian.
Destaque também para a Grendene, que apresentou um case de sucesso envolvendo uma de suas marcas ao apresentar a palestra “Uso do ACV como Ferramenta na Redução do Impacto Ambiental nas Embalagens da Melissa”. Já a DPA-Nestlé discorreu sobre o uso do PET-PCR em garrafas de iogurte, enquanto a Better Drinks fez uma palestra sobre o tema “Mamba Water: a Água 100% em Latas de Alumínio''. O primeiro dia contou também com a participação da BOBST, que apresentou sua jornada rumo à sustentabilidade. Já a CBA falou sobre “Inovação em Reciclagem Pós-Consumo das Embalagens”, entre outros.
Em sua 15ª edição, o Fórum de Embalagens e Sustentabilidade, que termina nesta quinta-feira, 29/9, tem como objetivo principal discutir embalagens de menor impacto ambiental, promover o modelo de economia circular e estabelecer projetos de recuperação dos materiais já usados. As primeiras 14 edições do evento já impactaram mais de dois mil profissionais do setor.
Sobre o Instituto de Embalagens
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando ao seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas. Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto, a entidade já publicou 22 livros e realizou 100 cursos e 133 eventos, com a participação de 15.989 mil profissionais. A crença do Instituto de Embalagens é de que melhores embalagens promovem um mundo melhor.