As eleições e a polarização estão contaminando as relações familiares e escolares e levantam uma dúvida: como as escolas estão abordando política com os alunos da educação infantil?
Nesta semana que antecede a eleição, a Escola Tarsila do Amaral, em São Paulo, está promovendo uma série de atividades com os pequenos, como rodas de conversa, sessão de vídeos, podcast e livros sobre o tema. "Muitos projetos que fazemos com as crianças são criados justamente a partir de questionamentos vindo delas mesmas, e não diferiu com a política," explica o coordenador pedagógico do ensino fundamental, Tassio José.*
Segundo ele, o uso destas mídias vai ilustrar um pouco o que é a política com os alunos. "A maneira como nos relacionamos com as crianças diz muito sobre os processos democráticos em uma perspectiva mais ampla de democracia", destaca.
Tassio ressalta que a introdução dos processos democráticos é de extrema importância já na educação infantil. "Mostrar aos alunos o significado de eleição e pensar em situações que eles possam ser estimulados a fazerem escolhas e vivenciar esse movimento é entender como cada relação se dá dentro do ambiente em que a criança está inserida”, afirma. "Na Tarsila fazemos esse exercício de tentar construir com as crianças possibilidades e momentos em que essa democracia possa ser exercida".