21/09/2022 às 11h58min - Atualizada em 21/09/2022 às 11h58min
Dia do Alzheimer marca a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce
Em Campos, o Centro de Referência da Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP) estará aberto à população, nesta quarta, para aplicação de testes cognitivos
O Dia Mundial do Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, lembrado nesta quarta-feira (21), marca a necessidade de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e do cuidado, além de desafiar o estigma que cerca a demência.
Para comemorar a data, o Centro de Referência da Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP), da secretaria municipal de Saúde, estará aberto à população, com uma equipe interdisciplinar, para aplicação de testes cognitivos.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura que afeta, majoritariamente, pessoas acima de 60 anos, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. A campanha chama a atenção para os sinais de alerta da demência, incentivando as pessoas a buscarem informações, aconselhamento e apoio.
A coordenadora técnica do CDAP, médica geriatra Déborah Casarsa, explica que o maior fator de risco para se desenvolver síndromes demenciais é a idade. A especialista também destacou que o impacto do isolamento, pela pandemia do coronavírus, trouxe prejuízos cognitivos consideráveis como perda de atenção, dificuldade de memória de curto prazo e alterações comportamentais. A doença é progressiva e os sintomas podem ser divididos em três “fases”:
Leve: falhas de memória e esquecimentos constantes; dificuldades em realizar tarefas complexas (como cuidar das finanças); Moderada: o paciente já necessita de ajuda para realizar tarefas simples, como se vestir; Avançada: o paciente necessita de auxílio para realizar qualquer atividade, como comer, tomar banho e cuidar da higiene.
“É preciso ter atenção na mudança de comportamento, tanto nas questões cerebrais como na execução das tarefas, ou seja, quando o paciente começa a perder autonomia e independência. É importante não normalizar os prejuízos e achar que o esquecimento é próprio da idade”, informou a médica, acrescentando que, apesar de a doença ser incurável, os estudos estão cada vez mais avançados, tanto em tratamento farmacológico como não medicamentoso.
TESTES COGNITIVOS
Os testes que serão ofertados no CDAP nesta quarta-feira são: mini exame do estado mental e o Montreal Cognitive Assessment (MoCA), que avalia vários domínios do paciente, com grupos de estimulação cognitiva.
“Sabemos da importância da estimulação cognitiva com profissionais capacitados e principalmente em grupo, pois percebemos que atividades coletivas rendem mais do que individuais”, avaliou Casarsa informando que o estilo de vida é muito importante para prevenir a doença, como estimulação cerebral (leitura, palavras cruzadas); exercício físico; alimentação saudável e balanceada; controle de glicemia e pressão arterial e boas doses de vitamina D (banho de sol ou suplementação).
O Centro de Referência da Doença de Alzheimer e Parkinson funciona na Rua Primeiro de Maio, nº 43, Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e os pacientes devem ser encaminhados através de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e clínicas particulares.