O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para a População de Rua (CIAMP RUA), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realiza nesta quarta-feira (21) o II Seminário Municipal da População em Situação de Rua, das 8h às 17h, no auditório da Prefeitura.
O tema do II Seminário é “Construindo e Garantindo Direitos, Desconstruindo Preconceitos”, e irá finalizar uma série de comemorações e ações que vem sendo realizadas desde o dia 19 de agosto, data que comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
O evento contará com debates e palestras relacionados à população de rua, com a participação de palestrantes e, também, de usuários. Na oportunidade serão apresentados programas, serviços e políticas ofertadas pelo município à população. Entre eles, os ofertados pelo projeto “Social+Perto”, Consultório na Rua e oficinas da Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH).
A parte cultural será realizada pela Banda da Guarda Municipal, apresentações de dança e Roda de Samba que serão realizadas pela SIRDH. “O local para a realização do Seminário foi escolhido para aproximar os usuários de mais um equipamento público. É preciso desconstruir preconceitos, construir direitos e o acesso à cidadania. A construção de saídas e alternativas se faz com a participação da população em situação de rua”, explica a integrante da comissão organizadora, Maria Júlia Eccard.