12/09/2022 às 12h01min - Atualizada em 12/09/2022 às 12h01min

Pediatria do HFM faz festa surpresa para comemorar aniversário de paciente

Os casos mais comuns de queimadura que aparecem na clínica pediátrica são por álcool, eletricidade, óleo ou água quente. O álcool é o principal vilão, chegando a 50% dos casos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Pediatria do Hospital Ferreira Machado (HFM) realizou nesta sexta-feira (9), uma festa surpresa para um paciente, vítima de queimaduras grave, internado há 4 meses na clínica. O tema foi inspirado no time do coração: o Flamengo. Para comemorar o momento especial, a celebração recebeu uma decoração temática, bolo, doces, pipocas e balões que abrilhantaram o aniversário.

Pedro Henrique teve 70% do corpo atingido por queimaduras de terceiro grau, causadas por álcool e fogo, e ficou 45 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo. Foi se reestabelecendo após procedimentos com enxertos e tratamentos de pele e, hoje, ele está 90% recuperado na clínica pediátrica do HFM. 

Kissila Silva, que acompanhou o irmão Pedro durante todo o tratamento, se emociona ao relembrar de todo o trajeto que Pedro percorreu. “As primeiras semanas foram muito difíceis, meu irmão chegou muito grave na UTI, depois de dias foi transferido para pediatria e está se tratando. Achei que fosse perdê-lo. Me emociono muito toda vez que olho para ele, pois o tenho como filho. Fico muito feliz de ver ele recebendo todo esse carinho e atendimento da equipe. Ele nasceu de novo, não sei o que seria dele sem vocês. A minha eterna gratidão, esse amor e cuidado não tem preço”, contou.

A Dermatologista Roberta Cesário informa que momentos assim ajudam no acolhimento e tratamento da criança. “Tornar essa internação o menos traumática e o mais suave possível é fundamental para o bem-estar do paciente. Ele chegou com lesões graves e passa por procedimentos com enxertos e tratamentos de pele, hoje ele está quase 90% recuperado”, disse.

Já a Recreadora da Brinquedoteca, Claudia Nunes, conta que ficou muito feliz com a recuperação do Pedro. “Resolvemos nos unir e presenteá-lo com uma bicicleta e montar essa linda festinha com brigadeiros e bolo para amenizar o longo período de internação. Ver a alegria e brilho nos olhos e o sorriso no rostinho dele é maravilhoso”, afirmou.

QUEIMADURA: ORIENTAÇÕES E CUIDADOS

Queimadura é toda a lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação. As queimaduras são divididas pelo grau de comprometimento do tecido cutâneo atingido, sendo mais grave quanto mais profundo for esse comprometimento. Mas a extensão do dano também é importante.

“Uma queimadura de primeiro ou segundo grau em todo o corpo é mais grave do que uma queimadura de terceiro grau de pequena extensão. Saber diferenciar a queimadura é muito importante para que os primeiros cuidados sejam efetuados corretamente”, explica a Pediatra, Cristina Claro.

Os casos mais comuns de queimadura que aparecem na clínica pediátrica são por álcool, eletricidade, óleo ou água quente. Segundo a coordenadora de enfermagem, Alice Alves, o álcool é o principal vilão, chegando a 50% dos casos. “O número de queimados aumenta em consequência dos churrascos de fins de semana com bebidas alcoólicas, que leva a acidentes com a churrasqueira”, frisou.

Ao sofrer uma queimadura, a orientação é não tocar na queimadura; não furar as bolhas, não tentar descolar os tecidos grudados na pele queimada e não colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura. O correto é procurar imediatamente atendimento médico, de preferência nas primeiras 24 horas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp