09/09/2022 às 15h07min - Atualizada em 09/09/2022 às 16h00min

Rio de Janeiro sediará evento em conferência mundial de cultura da Unesco

Cultura Conecta será realizado dia 30 de setembro no Museu do Amanhã, com entrada gratuita. Iniciativa contará com mais de 20 palestrantes, de sete países, e tem como objetivo compartilhar experiências e aprendizados que a pandemia gerou na relação entre museus e escolas

SALA DA NOTÍCIA Manila Comunicação
Divulgação/Experimente Cultura
O Rio de Janeiro marcará sua participação na Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável (MONDIACULT 2022), realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o evento Cultura Conecta: museus e escolas. A iniciativa será realizada no Museu do Amanhã, no dia 30 de setembro e trará seis painéis com referências no setor cultural mundial. São mais de 20 palestrantes, do Brasil e outros seis países, Angola, Qatar, Canadá, Inglaterra, Coreia do Sul e Estados Unidos (Washington, Nova Iorque e Los Angeles), que compartilharão experiências e os principais aprendizados que a pandemia gerou na relação entre museus e escolas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.culturaconecta.com.br.

“Representar o Brasil em um evento dessa magnitude é motivo de muito orgulho. Aprendemos muito durante a pandemia, assim como nossos parceiros. Encontramos barreiras gigantes e, por meio de muito estudo, tentativa e erro, fomos descobrindo caminhos para superá-las. Esse encontro será muito gratificante, dará voz a educadores e profissionais que se dedicaram muito para que a conexão entre museus e escolas não se perdesse. O auditório do Museu do Amanhã receberá referências em educação e cultura de diversos países e se transformará numa grande roda de conversa, troca e compartilhamento de experiências em busca de novos olhares para as relações entre museus e escolas”, disse Renata Prado, produtora responsável pelo Cultura Conecta e curadora do projeto Experimente Cultura, referência brasileira em inclusão cultural.

O Cultura Conecta é fruto de parceria entre o Museu do Amanhã e o projeto Experimente Cultura. Desde 2018, o Experimente Cultura leva gratuitamente crianças e jovens em vulnerabilidade do Rio de Janeiro para conhecerem museus, inicialmente do Rio de Janeiro e, depois, do mundo todo. Com mais de 20 mil atendimentos, entre visitas presenciais a instalações cariocas ou visitas online, até com utilização de realidade virtual, o Experimente Cultura adquiriu um know-how único no Brasil. A partir das restrições impostas pela pandemia, o projeto buscou soluções e parcerias com instituições internacionais para seguir ‘levando’ crianças e jovens para lugares inimagináveis, como o Louvre, da França, e os premiadíssimos Guggenheim e MET, de Nova Iorque, entre muitos outros.

“Poder mostrar todo o trabalho que desenvolvemos e compartilhar conhecimentos e soluções nos ajudará muito no momento pós-pandemia. O distanciamento transformou as relações culturais, afastou ainda mais os jovens em vulnerabilidade, mas conseguimos criar soluções para que Museus e instituições de ensino voltassem a se encontrar. Foram muitos desafios e nesse caminhar conseguimos grandes parceiros. Esse encontro vem para dar voz aos educadores museais e escolares, além de agentes de transformação da educação e cultura. Eles superaram os desafios pandêmicos com muita obstinação e criatividade”, concluiu Flavia Orrico, coordenadora do Experimente Cultura e integrante do comitê curatorial do Cultura Conecta.

A grade do Cultura Conecta é marcada por muita diversidade, pluralidade e inclusão, e terá participação de representantes de peso: 

Entidades: 
UNESCO, IBRAM, ICOM, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura
Educação: Fundação Roberto Marinho, Rede SESI, Yduqs, Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais, Hamad Bin Khalifa University – Qatar, Instituto Xepí, UniRio, Escola Dom Cipriano Chagas, Escola do Olha (MAR)
Museus Nacionais: Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu da Vida / FIOCRUZ, Museu Nacional/UniRio, Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém – Brasil), Museu Histórico Nacional RJ
Museus Internacionais: Science Museum Londres, Metropolitan Museum of Art – MET NY, Museu Nacional da Escravatura (Luanda – Angola), Pacific Museum of Earth (Vancouver – Canadá), Museu Nacional da Coréia
Seul – Coréia do Sul, Getty Museum (Los Angeles – EUA), Guggeheim (está confirmando)

Palestrantes:
Vera Mangas, Escritório de Representação Regional do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM
Antoine Lousao, Secretaria Municipal de Educação 
Mayawari Mehinako, Educador Indígena e Presidente do Instituto Xepí 
Nina Diamond, Metropolitan Museum of Art – MET
Eduarda Emerick, Museu do Amanhã 
Josélia Neves, Hamad Bin Khalifa University – Qatar
Osvaldo Caholo, Historiador e Educador pela Emancipação Intelectual dos Povos Africanos 
Wisley João Pereira, Rede SESI 
Fábio Scarano, Museu do Amanhã
Daniel Gowryluk, Pacific Museum of Earth – Canadá
Joice Santos, Museu Paraense Emílio Goeldi
Patrícia Desterro, Museu Nacional 

Serviço:
30/09 – Museu do Amanhã
09h00 – Credenciamento
09h30 – Abertura
10h00 – Painel 1 – “Desafios globais: Aprendizados gerados durante a pandemia”
11h00 – Painel 2 – “Acesso Cultural: Plural, atitudinal e diverso”
12h00 às 13h00 – Intervalo
13h30 – Painel 3 – “Escolas: Cultura como ferramenta de aproximação”
15h00 – Painel 4 – “Educadores e seu papel na conexão entre museus e escolas”
16h00 – Painel 5 – “Museus pelo mundo: novas experiências, múltiplos saberes”
17h15 – Painel 6 – Legados: “Novas metodologias de experimentação”
18h00 – Encerramento
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp