09/09/2022 às 13h39min - Atualizada em 09/09/2022 às 13h39min

Até domingo: 10º Festival de Petiscos com shows e pratos à base de frutos do mar

Último final de semana do evento com expectativa de atrair público recorde. Com funcionamento diário das 15h às 23h, megaestrutura na orla comercializa iguarias ao preço único de R$ 25 e abriga 14 estabelecimentos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A sexta-feira (09) dá continuidade ao 10º Festival de Petiscos do Farol de São Thomé, que promete atrair expressivo público ao balneário campista, para prestigiar, também, os desfiles da Independência programados para o próximo domingo (11). O tradicional festival tem abertura às 15h desta sexta e encerramento no domingo (11), com show de Sandro Balli, a partir das 21h.

Com total apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Festival de Petiscos voltou este ano ao seu local de origem, na orla da praia, com realização da Associação de Comerciantes, Hotéis e Similares do Farol (Ashcom). Foram dois anos sem o tradicional evento, devido às restrições da Covid-19.

“Foram dois anos bem difíceis para os comerciantes da nossa praia, muitos sem ter como manter funcionários e estabelecimentos. Graças a Deus, neste ano de 2022, retomamos não só a realização do festival, como também o retorno ao seu local e a comemoração por uma década de sucesso do petisco. Nós, comerciantes e moradores da praia, estamos muito felizes e gratos à Prefeitura de Campos por esta parceria, que é o verdadeiro diferencial, em termos de infraestrutura, suporte e shows. O público tem prestigiado em massa e tem ficado satisfeito com o ambiente, a segurança e nossos deliciosos pratos à base de frutos do mar. Resumo em sucesso total esta edição de aniversário do Festival de Petiscos”, declara Solange Ribeiro, presidente da Ashcom e proprietária do Xexelento´s Bar e Restaurante, no Xexé.

Catorze estabelecimentos participam da décima edição do festival, com três pratos principais à base de frutos do mar, comercializados ao preço único de R$ 25. Três comércios trabalham com sobremesas diversas, entre doces, trufas, sorvetes e açaí. Cada um dos restaurantes funciona em um estande que traz exposto em sua fachada os pratos oferecidos, preparando todos os pedidos na hora e garantindo deliciosas iguarias quentinhas. E para quem desejar levar para casa, basta fazer o pedido para viagem.

“Estamos muito felizes em fazer parte, mais uma vez, de um evento que visa fomentar não só a economia local, mas valorizar os produtos da nossa praia. O Festival de Petiscos é um sucesso consolidado e demonstra isso com o imenso público que atrai. Para nós, da Fundação Cultural, é muito gratificante promover em parceria com a Ashcom um acontecimento de tamanha relevância. Agradeço ao prefeito Wladimir por nos confiar essa missão, de cuidar da praia do Farol durante todo o ano. Assim, mantemos nossa casa de cultura aberta, com oferta de cursos diversos em artesanato e a oportunidade de, além de uma atividade a mais, ser uma fonte de renda para muitas pessoas”, disse Auxiliadora Freitas, presidente da FCJOL, mantenedora da Casa de Cultura Félix Carneiro, na orla da praia.

A megaestrutura do 10º Festival de Petiscos erguida no trecho da avenida principal próximo a Marinha, tem acesso tanto para quem vem no sentido ao Camping como que segue para o Náutico. Próximo as duas entradas, dezenas de banheiros químicos foram instalados e recebem manutenção durante todo o evento. Além disso, geradores garantem o funcionamento de todo o festival, que comporta dois palcos para shows simultâneos, uma imensa praça de alimentação, brinquedos para crianças menores de quatro anos e para os maiores.

Nos dois acessos, que tiveram o trânsito desviado, a Guarda Civil Municipal atua com equipes orientando motoristas. Ainda na parte de suporte, a secretaria municipal de Serviços Públicos segue com trabalhos efetivos mantendo a limpeza de toda a praia e, em especial, no interior do festival, recebendo elogios da população.

“Só tenho elogios a fazer, porque a cada instante tem pessoal da limpeza trabalhando na retirada dos depósitos de lixo, mantendo tudo limpo e acolhedor. Uma megaestrutura, sem dúvida e muito prestigiada. O ambiente é seguro, familiar e agradável demais”, relatou a visitante Flávia Braga.

Além da limpeza, uma equipe da subsecretaria de Iluminação Pública trabalha de plantão para atender demandas e qualquer emergência, conforme atua durante todo o ano, na instalação de lâmpadas de LED que têm garantido uma praia mais iluminada e segura. “Continuamos atendendo a determinação do prefeito e atuando incansavelmente, durante todo o ano, no atendimento às necessidades da nossa praia”, enfatiza Diego Dias, subsecretário de Iluminação Pública.

Para quem vai prestigiar o Festival de Petiscos, que termina no próximo domingo (11), pode conferir no link (AQUI) os cardápios comercializados por cada restaurante e docerias. Abaixo, a programação de shows dos três dias.

Depois do sucesso de Matheus Ramos, Marcelo Benjá & Undê3 e a banda O Salto no feriado de quarta-feira (7), na noite de ontem (8), passaram pelos palcos do festival a cantora Flávia Élle e o grupo Xote Carioca.

MAIS APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Nesta sexta, às 18h, tem Wallace Gomes e, às 21h, Ed Ébano. No sábado, quando o evento abre mais cedo, às 13h, quem inicia os trabalhos no palco 1 é Giu de Souza. Em seguida, no palco 2, às 15h, a cantora Laurah Pessanha; às 18h, Sem Rumo Sem Destino e, às 21h, banda Quatro Ponto Zero. No domingo, às 13h tem Jésus Júnior; 18h, Angeli Guerra e, encerrando com chave de ouro a 10ª edição do Festival, às 21h, Sandro Balli. Nos intervalos, participação do DJ Gugu.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp