09/09/2022 às 10h00min - Atualizada em 09/09/2022 às 10h00min
Subsecretária de Campos foi selecionada uma das Embaixadoras do Programa Mães do Brasil
As selecionadas devem ter experiência em atividades de proteção integral da mulher no exercício da maternidade, desde o momento da concepção até o cuidado com os filhos
A subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, é uma das 41 participantes selecionadas a Embaixadoras do Programa Mães do Brasil, lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, lançado no dia 08 de março, no Dia Internacional da Mulher. O edital de Chamamento Público foi publicado no Diário Oficial da União em junho deste ano e o resultado preliminar da seleção foi publicado esta semana.
As selecionadas devem ter experiência em atividades de proteção integral da mulher no exercício da maternidade, desde o momento da concepção até o cuidado com os filhos. As voluntárias irão colaborar com a promoção e fortalecimento do programa, através da realização de projetos e ações.
"Todas as mães precisam dessa rede de apoio e, através dessa missão que estou assumindo de Embaixadora do Programa Mães do Brasil, vamos contribuir para que elas tenham um atendimento amplo a todos os projetos e ações que visem o bem-estar, tanto das mães quanto dos seus filhos. Precisamos criar um ambiente que lhe garanta essa assistência ampla", disse Josiane Viana.
O Programa Mães do Brasil conta com um aplicativo que está disponível para os sistemas Android e iOS. Por meio desta ferramenta, as mães interessadas poderão fazer um curso de 150 horas para formar redes de apoio com a ajuda das prefeituras e do Governo Federal. O programa tem sete linhas de ação, segundo a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Lúcia Muñoz, acrescentando que o programa é uma iniciativa inovadora que inclui cuidados com a saúde e fazer parte de uma rede de apoio.
A plataforma do Ministério e o aplicativo oferecem o curso de capacitação para as mães voluntárias - o curso Mães Unidas. Com o curso de duração de 150 horas, as voluntárias saem capacitadas a formar uma rede de mulheres e já começar a ajudá-las, seja em capacitação profissional para reinserção no mercado de trabalho equilibrando trabalho e família. A proposta é oferecer toda rede de assistência dos governos federal e municipal às mães do Brasil.