Muita emoção marcou a passagem da secretaria Municipal de Saúde, que foi o 13º pelotão a desfilar no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), pela celebração do bicentenário da Independência do Brasil, neste 7 de setembro, que contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e da primeira-dama, Tassiana Oliveira. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem prestaram uma linda homenagem aos 25 profissionais da saúde que morreram em decorrência da Covid-19.
Os profissionais tiveram os nomes mencionados e, ao final, 25 pombos-correios foram soltos, emocionando o público presente. "Nossa eterna gratidão a esses guerreiros que perderam suas vidas salvando outras vidas", disse o subsecretário da pasta, médico ortopedista Marcos Gonçalves.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), neurocirurgião Arthur Borges, disse se sentir honrado por ter trabalhado ao lado desses profissionais que perderam suas vidas para a Covid. “Mesmo no auge da pandemia, quando todos estavam em casa se protegendo, estes profissionais estavam dando sua vida trabalhando diariamente para preservar a vida da população. Não há palavras ou gestos para agradecer o suficiente a todos que honraram seu juramento”.
Além de Arthur, desfilaram pela secretaria, o subsecretário de Infraestrutura e Operações, Genil Alves; o superintendente do Hospital Geral de Guarus (HGG), Vitor Mussi; o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes; o superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, entre outros profissionais.