A Nova Emergência do Hospital Geral de Guarus (HGG) recebeu na madrugada desta quarta-feira (07) mais um processo de higienização e desinfecção. A previsão é de que 12 horas após a limpeza hospitalar, seja iniciada a transferência dos pacientes que estão internados no prédio antigo, que passará por reforma na segunda etapa da obra. A expectativa é de que novos pacientes já sejam atendidos nas novas instalações a partir desta quinta-feira (08).
O superintendente do HGG, Vitor Mussi explica que a Nova Emergência já tinha passado pela higienização, mas que precisou ser refeita em virtude da inauguração. “É um processo de limpeza que é feito com produtos químicos que agem não só limpando, mas desinfectando todo o ambiente. O objetivo é promover ambientes e materiais livres de contaminantes, estando assim, aptos a operar diretamente com a saúde humana”, disse.
A Nova Emergência dispõe de 54 leitos no total, sendo 14 de Unidades de Pacientes Graves (UPG) – um exclusivo para isolamento -, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – um exclusivo para isolamento –, 20 leitos de repouso e 10 de observação.
“Já mapeamos os pacientes que hoje habitam em nossa UPG para selecionar, mediante a gravidade do quadro de saúde, os que serão transferidos para UTI, que nesse caso são os que estão entubados, que estão fazendo medicação venosa para manter a pressão arterial, que são as aminas vasoativas. Os pacientes que não precisam de vagas em UTI, que são quadros de saúde não tão graves, irão para a nova UPG”, explicou Vitor.
Todas as transferências devem durar 24 horas, mas pode se estender por 48 horas, devido a intercorrências que são próprias do processo. Durante as transferências, o fluxo de atendimento segue normalmente pela emergência antiga do hospital.
“Com as transferências para os novos leitos, estaremos liberando vagas da UPG velha que também passará por movimentações para que seja liberada para a nova etapa da obra”, disse o superintendente Vitor.