A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) teve que apagar uma publicação após a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) notificar o partido, por meio de uma interpelação extrajudicial alegando fake news.
A postagem consistia na foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobreposta em uma imagem de um culto realizado no Templo de Salomão. Em um aceno aos evangélicos, a publicação dizia que uma frente evangélica havia declarado apoio ao candidato petista.
De acordo com a igreja, não houve autorização para o uso da imagem do templo. Na interpelação, a IURD diz que o PT visa confundir os fieis fazendo-os acreditar que a Instituição estaria apoiando Lula na disputa eleitoral presidencial de 2022, o que não corresponde à verdade”.Continua depois da publicidade
A Igreja também proibiu o partido de voltar a utilizar sem autorização qualquer outra imagem de propriedade da Universal, que faz questão de frisar que não apoia partidos como o PT, “porque as bandeiras da esquerda são incompatíveis com o pensamento de um cristão verdadeiro”.
Em ano de eleição, o jornalismo independente é fundamental para a Democracia. A velha imprensa não pode voltar a ter o monopólio do jornalismo.