O esporte vem ajudando a mudar a vida de milhares de pessoas de todas as idades e no Paraesporte não é diferente. Cerca de 100 atletas dos núcleos do Paraesporte de Campos, Cabo Frio, Armação de Búzios, Casimiro de Abreu, São Gonçalo, Nova Friburgo e Rio de Janeiro, ou seja 50% dos participantes da competição são do Projeto. Os atletas participarão dos Jogos Estudantis, que vão acontecer entre os próximos dias 9 a 11, em São João de Meriti.
As equipes de vôlei de praia, bocha, atletismo e natação do Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência, vêm treinando forte em busca de bons resultados, explicou o coordenador do projeto, Fábio Coboski.
O atleta Everton Ferreira Soares, 28 anos, sendo que seis como aluno do Paraesporte/ Campos fala da emoção de poder retornar as grandes competições, que estavam paradas devido a Covid-19. " O Paraesporte é minha vida. Por meio do esporte melhorei minha vida, estou mais concentrado, disciplinado, sem contar que antes da pandemia tive a oportunidade de conhecer vários estados brasileiros e em 2019 de participar dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, que aconteceu em Abud Dhabi, nos Emirados Árabes, onde conquistei medalha de prata no futebol. Foi uma experiência que nunca imaginei na vida e agora com o fim da pandemia, estou treinando pesado em buscar de trazer mais medalhas", destacou Everton.
Para o fundador do Paraesporte, o ex-atleta da seleção brasileira de natação Raphael Thuin, o Paraesporte não pára. " Estamos em outras cidades levando qualidade de vida , por meio do esporte, para centenas de pessoas com deficiência e seus familiares, que também são abraçados pelo Paraesporte. Apesar de todas as dificuldades, estamos muito orgulhosos dos nossos atletas e dos profissionais que não deixam o projeto parar. No mês passado participamos em Detroit, EUA, da Copa do Mundo, onde trouxemos medalha de bronze no futebol. São muitas conquistas desses guerreiros, que nos ensinam muito. Também quero agradecer a toda diretoria das Olimpíadas Especiais Brasil que sempre realizou um trabalho de excelência pela inclusão das pessoas com deficiência", concluiu Thuin.
A cerimônia de abertura está marcada, para às 18h, do próximo dia 9, na Escola Municipal Professora Graça Grijó, na Vila dos Teles. As competições de atletismo, basquete, bocha e vôlei de praia começaram no dia seguinte, a partir das 8 h, na Vila Olímpica de São João de Meriti.
Já as provas de natação vão acontecer na sede do Sesc, situada na Avenida Automóvel Clube, 66, no centro. O encerramento está marcado para o dia 11, na Vila Olímpica.