29/08/2022 às 14h56min - Atualizada em 29/08/2022 às 14h56min
Campos sedia primeiro seminário de empreendedorismo rural do Empretec
O Empretec Rural é um curso oferecido no mundo inteiro e Campos foi escolhido para sediar o primeiro no estado do Rio, em uma parceria do Sebrae-RJ com o Sicoob e o Sindicato Rural de Campos
Políticas públicas municipais para o setor agrícola de Campos já apresentam resultados e ganham reconhecimento de importantes instituições, entre elas o Sebrae-RJ, que concluiu na última sexta-feira (26) o seminário Empretec Rural, para produtores e empresário rurais, além de profissionais que atuam no campo. O Empretec, seminário de empreendedorismo da Organização das Nações Unidas (ONU), é disponibilizado no Brasil pelo Sebrae e, no Estado do Rio, teve este primeiro curso direcionado para o agronegócio realizado em Campos.
"O Empretec Rural é um curso oferecido no mundo inteiro e Campos foi escolhido para sediar o primeiro no Estado do Rio, em uma parceria do Sebrae-RJ com o Sicoob Fluminense e o Sindicato Rural de Campos. O foco é desenvolver o empreendedorismo no meio rural, promover a inovação em processos sustentáveis e esse é um trabalho que a secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca vem desenvolvendo, por meio da assistência técnica e de programas como o CapacitaAgro Campos que, por meio de parcerias com instituições como o Senar-RJ, Uenf e o Sindicato Rural, busca qualificar o agricultor, o empresário rural e o homem do campo para o uso de novas tecnologias. Tudo isso vai ajudá-lo a diversificar e ampliar sua produção, a desenvolver o agronegócio no município. Então, o Empretec Rural só veio somar com as políticas públicas que o município já vem desenvolvendo para a agricultura", detalha o secretário Almy Júnior.
Coordenador Regional do Sebrae, Guilherme Reche disse que "o Empretec Rural tem foco estratégico no fortalecimento dos setores produtivos locais de maneira diversificada".
"A maior parte da região Norte Fluminense é tomada pelo agronegócio. Há uma potencialidade muito grande. Temos aqui os maiores produtores de soja, de gado, de cana de açúcar, coco, mandioca, maracujá e de abacaxi no Estado do Rio. A aposta na primeira turma do Empretec Rural foi possível por termos acertado nas parcerias com o Sicoob e com o Sindicato Rural de Campos. A intensão é ampliar a visão de oportunidades e transformar os produtores locais em grandes empresários do agronegócio, gerando assim mais renda, emprego, crescimento e desenvolvimento em todas essas propriedades da região", declarou o coordenador.
O empresário rural Cacau Terra elogiou o curso. "Sou produtor de leite, gado de corte e ovos caipira em Ibitióca, 10º distrito de Campos. Esse curso é primordial para que possamos planejar a propriedade, conduzir os negócios para obter sucesso, tanto financeiro quanto empresarial e pessoal. O curso é fantástico", declarou Cacau, orgulhoso de participar da primeira turma do Empretec Rural.
A veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da secretaria de Agricultura, Layra Pré, também foi selecionada para o seminário.
"A inscrição foi feita pelo Sebrae e cada candidato ao curso preencheu um questionário e passou por uma entrevista para saber se tinha perfil para o curso de seis dias, quando foram desenvolvidos comportamentos empreendedores. Puderam se inscrever veterinários, zootecnistas, agrônomos, produtores rurais e pessoas com vínculo com o meio rural. Fato interessante é que só se pode participar do curso uma vez na vida e eu tive a honra de participar do primeiro, aqui, em Campos", concluiu.