29/08/2022 às 10h52min - Atualizada em 29/08/2022 às 12h00min

'Eleição tem sido dominada por medo e raiva', diz psicólogo Leandro Cunha, leia entrevista

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
Internet

Instagram: leandrocunhaofc

Faltando poucos meses  para as  eleições de 2022, sentimentos negativos se acumulam na vida dos eleitores – qualquer que seja a posição ideológica. Os dados confirmam , em números, a impressão gerada pelas redes sociais, pelas conversas de bar e até pelos já temidos "grupos da família".

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha demonstrou que ao menos 51% de pessoas já desistiram de emitir seu pensamento político para evitar conflitos na internet. 27% preferiram sair de algum grupo pelo mesmo motivo.

"Quando pensa no Brasil de hoje em dia, você se sente: tranquilo ou com raiva; animado ou desanimado; com medo ou com confiança no futuro; triste ou feliz; seguro ou inseguro; com mais medo ou com mais esperança", comentou Leandro Cunha.

As respostas mostraram que há uma onda de tristeza e desânimo dominando o dia a dia da população. Dos entrevistados, 88% se declararam inseguros, 79% tristes, 78% desanimados, 68% com raiva, 62% com medo do futuro e 59% com mais medo do que esperança.

Já um levantamento feito pela UniRio indicou que os casos de violência política cresceram 335% no Brasil nos últimos três anos. Foram identificados 214 registros no primeiro semestre de 2022, enquanto o país teve 47 casos no mesmo período de 2019, ano em que o estudo começou.

O especialista destacou os seguintes tópicos para explicar a tensão:

  1. Efeitos psicológicos de uma eleição tensa e polarizada;
  2. Nível da ansiedade gerada pelos debates;
  3. Relação do excesso de informação e o aumento da ansiedade;
  4. Medo do futuro;
  5. Marcas deixadas pelas brigas sobre política entre amigos e familiares;
  6. Caminhos para amenizar as emoções decorrentes das eleições.

Para Leandro, a inteligência emocional trata de questões relacionadas aos sentimentos gerados pelas discussões políticas. “Quando paramos para pensar, todos os sentimentos que a inteligência emocional administra estão relacionados ao medo e raiva”, diz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp