29/08/2022 às 09h54min - Atualizada em 29/08/2022 às 09h54min
Tributo a Mercedes Baptista nesta terça-feira no Teatro Trianon
Exposição do acervo da campista que foi a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e apresentações de música e dança marcarão evento
A Prefeitura de Campos, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, realizará nesta terça-feira (30), às 19h, no Teatro Municipal Trianon, o evento “Tributo a Mercedes Baptista”. Na ocasião, uma exposição contará a história da campista que foi a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, falecida em agosto de 2014. O evento terá entrada franca e contará com diversas atividades, incluindo apresentações de música e dança.
No foyer do teatro o público acompanhará a abertura da exposição “Mercedes Baptista: o poder da mulher negra na dança”, com objetos pessoais da bailarina, seguida da noite de autógrafos do livro de Paulo Melgaço, seu biógrafo. A assinatura do documento de doação dos pertences da bailarina para o município, sob a guarda do Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) será o último ato realizado no foyer. No palco do Trianon, a apresentação da cantora, Ruth Rafael, amiga e ex-aluna de Mercedes, será a primeira atração, seguida da entrega de homenagens e de uma apresentação do ballet.
“Campos sempre foi um grande celeiro de talentos que brilham nos mais diversos campos de atuação, no universo das artes, exportando algumas dessas personalidades, como aconteceu com Mercedes Baptista. O rico acervo da brilhante carreira de uma das maiores profissionais da dança que o país já teve, foi transferido para o município, nos trazendo a honrosa sensação de que Mercedes está voltando para a sua terra, depois de ter ganhado o mundo, com sua arte”, ressalta a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas.
“É muito emocionante estarmos revivendo a história da Mercedes Baptista, uma ilustre campista que, antes de dar nome ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), inaugurado no ano passado, não tinha nenhuma homenagem, em sua terra natal. Com a exposição e o evento da próxima terça, estamos vivendo o dia a dia de Mercedes e convivendo com pessoas que estiveram com ela, fato que representa grande honra para Campos”, destaca a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.
A diretora executiva das Artes de Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, também destaca a importância da valorização da memória de Mercedes Baptista. “Nossa estrela estará, brevemente, tendo seu lugar reservado em nosso município para ser reverenciada e admirada por todas as gerações. Sentimos muito contentamento por estarmos podendo possibilitar isso nessa gestão municipal”, pontua.
ACERVO – Os 250 itens do acervo de Mercedes Baptista que passarão a fazer parte do acervo do MHCG, foram catalogados, nas últimas semanas, por sua equipe. “Os estagiários do Museu, oriundos do curso de Geografia da Uff/Campos, que catalogaram o acervo de Mercedes Baptista, relatam ter encarado essa oportunidade como uma chance de valorizar a história e resgatar a memória de um ícone da cultura campista. Ver, de perto, cada item, traz para nós um novo olhar”, enfatiza a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.