25/08/2022 às 18h51min - Atualizada em 25/08/2022 às 18h51min

Unidade móvel do Hemocentro presente no Prefeitura em Ação neste sábado

O evento acontece no Ciep Wilson Batista do Parque Guarus, das 9h às 13h. Será a primeira vez, na atual gestão, que o ônibus irá participar da ação

Jornal Aurora
PMCG
A 12ª edição deste ano do Prefeitura em Ação, que acontece neste sábado (27) no Parque Guarus, terá a presença da unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos. O evento será realizado no Ciep Wilson Batista, das 9h às 13h. A diretora do Hemocentro, médica hematologista Sandra Chalhub, disse que será a primeira vez, na atual gestão, que o ônibus irá participar da ação.

“A ida do ônibus a bairros de Campos e a outros municípios da região tem ajudado a equilibrar o estoque de sangue do Hemocentro. Nas últimas duas semanas registramos um volume baixo de doações. Ainda estamos com uma média de 20 a 30 doações diárias, quando o ideal seriam 70. Se a pessoa que foi ao Hemocentro doar uma vez, se tornasse um doador assíduo, iríamos conseguir atingir as 70 doações/dia”, afirmou a médica, ressaltando que as equipes do órgão têm feito campanhas junto à população para incentivar a doação.

Outra estratégia adotada, segundo a médica, tem sido telefonar para o doador a fim de lembrá-lo que já pode doar novamente. “No caso dos homens é possível realizar até quatro doações por ano, e três, no das mulheres, com intervalo de dois e três meses entre elas, respectivamente”, afirmou ela.

Sandra Chalhub chama a atenção para algumas recomendações que a pessoa deve seguir antes da doação. Uma delas é evitar alimentos gordurosos como leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, entre outros, nas três horas que antecedem a doação. A mesma orientação vale para quem vai doar no período da tarde.

“O doador não pode estar em jejum, porém deve evitar alimentos gordurosos. Se às 8h da manhã, por exemplo, a pessoa tomou um copo de leite, ele só poderá doar três horas depois, bastando apenas apresentar um documento de identificação oficial com foto”, afirmou a médica, lembrando também que, para o procedimento dar certo, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 60 anos de idade, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos) e pesar mais de 50 quilos. O menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável legal.

Para agendar a ida do ônibus aos bairros e a outros municípios da região, a pessoa pode ligar para os telefones (22) 98173-0463 ou enviar mensagem, em forma de ofício, para o e-mail [email protected].

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90