25/08/2022 às 15h35min - Atualizada em 25/08/2022 às 15h35min

Campos está entre os 7 municípios que mais crescem no RJ na retomada da economia

A criação de mais de 900 empresas no período colocou Campos em 7º lugar no ranking do Estado do Rio de Janeiro

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Números da economia do Estado do Rio de Janeiro mostram que Campos está entre os sete municípios com a melhor recuperação econômica no ranking das 92 cidades fluminenses. Figura em 1º lugar no Norte Fluminense com o maior crescimento percentual na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) no primeiro semestre agora em 2022, pois atingiu o patamar de mais 24,89% se comparado ao mesmo período de 2021. Medidas mitigadoras da Prefeitura têm contribuído para abertura de novas empresas e negócios no ambiente dos MEIs com geração de empregos. Foram abertas no município 909 novas empresas no período.

A criação de mais de 900 empresas no período colocou Campos em 7º lugar no ranking do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito Wladimir Garotinho destaca “a iniciativa da atual gestão do Governo Municipal de ouvir o setor produtivo para adotar medidas determinantes para enfrentar a crise provocada pela pandemia tem apresentado resultados positivos, a saber, a implementação de novos negócios, a criação de novas empresas e atividades do MEI (Microempreendedorismo Individual) que geram empregos e renda”. 

O prefeito ressalta as medidas adotadas pelo poder público e a união de esforços para o sucesso na retomada da economia, como a implementação do Refis (Programa de Refinanciamento Fiscal), que proporciona que empresas inadimplentes possam colocar a situação fiscal em dia. 

“A recuperação econômica de Campos passa pela sensibilidade, percepção e união de esforços do poder público municipal que cria um ambiente positivo para o empreendedor, com adoção de medidas para o desenvolvimento de negócios, e isso tem apresentado bons resultados. Começamos com o entendimento de que é preciso ouvir todos os atores com suas queixas e sugestões de forma a mitigar as dificuldades para podermos avançar. A partir daí, adotamos medidas para facilitar a vida da comunidade empresarial. Cuidamos de desburocratizar procedimentos; estabelecemos diversas parcerias, como a manutenção da Agência Jucerja no mesmo ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do Fundecam e da Subsecretaria de Qualificação e Emprego. Para dar celeridade aos procedimentos, colocamos esses órgãos no mesmo espaço, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, dentre outras medidas que estão dando resultados”, enumera o Prefeito Wladimir Garotinho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, destaca que “desde o primeiro de governo, o prefeito Wladimir nos cobra para avançarmos cada vez mais para melhorar o ambiente de negócios. E avançamos bastante com a implementação de uma Programa de Desburocratização, em parceria com a Secretaria de Fazenda”, observa Felipe, que acrescenta:

“ Temos desenvolvido medidas com a participação do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos) que, com recursos dos royalties, tem contribuído para fomentar o pequeno negócio que tem papel preponderante na geração de empregos e renda. Chamamos para perto as entidades do setor produtivo, como a Carjopa, CDL, Acic, Firjan, Jucerja, a comunidade acadêmica, as startups e os contadores das empresas. Identificamos os gargalos, iniciamos e avançamos com medidas determinantes. É com essa união de todos, defendida pelo prefeito Wladimir Garotinho que Campos tem avançado na retomada da economia”, concluiu Felipe Knust.

CAMPOS NA FRENTE DE MACAÉ E RIO DAS OSTRAS, APESAR DA PETROBRAS NESTAS CIDADES

Considerada a principal cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, em termos percentuais, Campos ficou à frente de Macaé (14,35%), Rio das Ostras (14,24%) e São João da Barra (14,20%). Nos últimos seis meses, no município, foram abertas 909 novas empresas, sendo 2.137 MEIs, o que deixou a cidade em 7º lugar entre as 92 cidades do Estado.

Segundo levantamento da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Campos, o crescimento na arrecadação do ISS está atrelado ao desempenho recorde de Campos no número de abertura de novas empresas e MEIs. Esse desempenho se deve à geração de ambiente favorável de negócios, recuperação da credibilidade institucional do município e as ações de suporte e fomento da economia no governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp