24/08/2022 às 16h54min - Atualizada em 24/08/2022 às 16h54min

Artesãos de Campos se preparam para receber a Carteira Nacional da profissão

Artesãos de Campos se preparam para receber a Carteira Nacional da profissão

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) participou nesta segunda (22) e terça-feira (23) de um treinamento para atender aos artesãos do município, que também estão sendo cadastrados para receber a Carteira Nacional do Artesão. Ao todo, 60 artesãos estão participando, sendo 30 a cada dia. Durante o cadastro, os artesãos também apresentaram suas peças produzidas e em produção para comprovar as habilidades e, posteriormente, receber o documento de identificação profissional, que oferece uma série de benefícios aos artesãos.

- Essa etapa é o desdobramento da assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Governo do Estado, com a Secretaria de Turismo. O termo foi celebrado durante o Fórum de Turismo, realizado em Campos no mês de julho - informa o diretor de Economia Solidária, Sandro Figueredo. 

Na segunda-feira (22), o treinamento aconteceu das 11h às 16h e, nesta terça (23), das 9h ao meio-dia. “Durante o cadastro, os artesãos são inseridos no sistema do Governo do Estado. As atendentes também estão sendo treinadas tanto para inserir os dados como para entender melhor a definição de artesanato, conforme prevê a legislação, e desta forma atender melhor aos artesãos. Tudo para que, em breve, eles possam receber a Carteira do Artesão”. 

Em breve, será iniciado o atendimento diário aos artesãos na secretaria. “Eles poderão vir direto à secretaria para fazer o cadastro da Carteira nacional do Artesão. A meta é fazer, por mês, pelo menos, uma entrega da Carteira Nacional do Artesão. Após o cadastro, vai para o sistema do Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Turismo confecciona os cartões, que é considerado um documento de identificação válido em todo território nacional para os artesãos”.

Representando o Governo do Estado, está em Campos para oferecer treinamento e cadastrar os artesãos, o coordenador do Programa Estadual de Artesanato, Marcel de Vasconcelos, que também representou o secretário de Turismo, Sávio Neves, e a coordenadora de Turismo Religioso, Natcha Bhering. Marcel falou sobre a importância da Carteira Nacional do Artesão. “Ela é reconhecida como identidade, ou seja, reconhece a profissão do artesão no cenário nacional. Além dessa identificação, que é um direito gratuito, ela serve como pré-requisito para uma linha de crédito exclusiva para o artesão na instituição de fomento AgeRio”, disse Marcel. 

- Também traz o benefício de participar de feiras nacionais e estaduais, além de participar dos movimentos relacionados à loja itinerante do artesanato, além dos cursos de capacitação e qualificação que temos em parceria e descontos em lojas parceiras. Essa carteira também traz o reconhecimento, a valorização do artesão e tem a possibilidade da identificação e notoriedade, se cumprir os parâmetros legais do Programa do Artesanato o reconhecimento como mestre do artesão - completa o coordenador do Programa Estadual de Artesanato.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, falou sobre a importância do documento: "A Carteira do Artesão é importantíssima. O treinamento da nossa equipe também foi muito importante para agilidade do serviço e para a conclusão da carteira. A gente está muito feliz em ter esse serviço na secretaria e pretendemos atender o maior número de pessoas", afirmou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp