24/08/2022 às 11h50min - Atualizada em 24/08/2022 às 11h50min

Seduct publica edital para programa municipal de apoio à Economia Criativa

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês e serão concedidas bolsas no valor de R$1.100,00

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia publicou nesta quarta-feira (24) o Edital de Chamamento Público para seleção de projetos de empreendedores para participarem do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa, com base na Lei 9134/2022 (AQUI). O programa visa apoiar, com bolsas de empreendedorismo, a profissionalização de empreendedores através do Curso de Plano de Negócios para a Economia Criativa na TEC Campos Incubadora.

A gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, explicou que as inscrições devem ser realizadas através do envio de e-mail até o dia 31 de agosto, com a documentação completa em arquivo PDF, para a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, no endereço eletrônico economiacriativa@edu.campos.rj.gov.br. O edital completo pode ser visto (AQUI). 

Os projetos submetidos deverão ser enquadrados em uma das seguintes modalidades temáticas: Turismo; Lazer; Design; Arquitetura; Games; Artes Visuais; Moda; Música; Literatura; Patrimônio Cultural (expressões tradicionais e sítios culturais); Audiovisual; Artes cênicas; Novas mídias; Artesanato; Cultura popular e Arte urbana.

A lista dos selecionados para as bolsas de Empreendedorismo da Economia Criativa será divulgada no dia 23 de setembro no portal do PAE. A partir da data de divulgação, os selecionados terão de 26 a 30 de setembro para comparecerem à TEC Incubadora, das 8h às 17h, para assinarem o Termo de Compromisso, no endereço: Av. Alberto Lamego, 2000 -Parque Califórnia, anexo ao Centro de Convenções da Uenf.

A modalidade de bolsas concedidas por meio do Edital é a Bolsa Empreendedorismo da Economia Criativa. Serão contemplados 10 projetos e concedidas até 20 bolsas individuais, por um período de 4 meses, para até 2 empreendedores por equipe selecionada neste Edital, denominado empreendedor 1 e empreendedor 2, que apresentarem criatividade e viabilidade, com potencial de se transformarem em empreendimentos ou eventos da economia criativa.

Cada proponente pode submeter um projeto com uma equipe constituída por até 3 membros, denominados de empreendedor 1, empreendedor 2 e empreendedor 3. As bolsas terão valor unitário de R$1.100,00 (hum mil e cem reais) por mês, pagas aos empreendedores 1 e 2 da equipe. Os recursos serão pagos aos bolsistas em 4 parcelas, mensalmente, definidos na programação orçamentária da Seduct.

“A Economia Criativa está relacionada a tudo que se assiste, ouve e interage, ou seja, tudo que é compreendido como obra da criatividade humana e pode servir como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social de territórios. É a área da economia da cultura que abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. A Economia Criativa estimula a geração de renda, cria empregos e oportunidades, e promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano”, disse Adriana.
TEC Incubadora
A TEC é uma incubadora de empresas do Norte Fluminense constituída por: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Instituto Federal Fluminense (IFF); Universidade Federal Fluminense (UFF); Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (FUNDENOR); Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense (FUNDAÇÃO PRÓ-IFF); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE-RJ); Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

A TEC Incubadora tem uma estrutura para estimular a criação e o desenvolvimento de novos negócios, capacitando o empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais e oferecendo uma infraestrutura física mínima necessária ao funcionamento das empresas nascentes.

CRONOGRAMA

24/08/2022 - Lançamento do Edital

24/08 a 31/08/2022 - Período de inscrição

05/09 a 15/09/2022 – Seleção

20/09/2022 - Divulgação dos resultados preliminares

20/09 e 21/09/2022 – Recursos

23/092022 - Divulgação dos resultados finais

26/09 a 30/09/2022 - Assinatura do termo de outorga das bolsas

05/10/2022 - Início das atividades dos projetos selecionados

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp