23/08/2022 às 12h56min - Atualizada em 24/08/2022 às 02h00min
Dia do Voluntariado destaca programas corporativos
Em 2021, 57 milhões de brasileiros e brasileiras doaram tempo, talento e energia em prol de uma causa
SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Divulgação A pesquisa “Voluntariado no Brasil 2021”, realizado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, e pelo Instituto Datafolha revelou que, em duas décadas, o número de pessoas que praticou voluntariado em algum momento de sua vida subiu de 18% para 56% da população brasileira. São 57 milhões de brasileiros e brasileiras que doaram, em 2021, tempo, talento e energia em prol de uma causa e fizeram a diferença na vida dos beneficiados pela ação. Um dos fatores que explica o crescimento da busca pelas atividades filantrópicas na população, é a pandemia de Covid-19. O que se reflete no próprio público das ações voluntárias, que em 2021 se voltou para famílias, comunidades, e pessoas em situação de rua. Tendo esse último grupo, saltado de 5% para 25% como público dessas práticas. Neste cenário, ganha destaque o voluntariado corporativo e empresarial, responsável por engajar 15% desses voluntários, que dedicam uma média de 21 horas mensais, através de programas empresariais. Desde 2018, de acordo com o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), o alinhamento dos Programas de Voluntariado e suas ações ao plano estratégico das empresas se fortaleceu, consolidando esta ferramenta como forma de exercer o Investimento Social Privado (ISP) para desenvolver pessoas, comunidades e instituições. Cerca de 36 mil colaboradores brasileiros participaram de ações que impactaram diretamente mais de 900 mil pessoas. No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto, e foi instituído através da Lei nº 7.352/1985. Já o Dia Internacional do Voluntariado, no dia 5 de dezembro, foi uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações voluntárias ao redor do mundo. Sabendo de sua responsabilidade neste sentido, a Petronect, empresa de tecnologia da informação que opera um dos maiores Marketplaces B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás, que já atuava em diversas ações com a participação dos colaboradores, viu a necessidade de formatar um programa para que as iniciativas ocorram de forma contínua e programada. O Programa Reconect, além de seguir os Objetivos do Milênio propostos pela ONU, está sendo adaptado aos princípios de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “É uma maneira de propagar o conhecimento adquirido, devolvendo resultados transformadores aos beneficiados pelas nossas ações, pessoas em vulnerabilidade social, além de preservação da fauna e flora, e educação social”, sustenta Samuel Fernandes, Diretor Administrativo e de Relacionamento, da Petronect. O Reconect conta com a iniciativa "Doe um dia útil para ser voluntário". Implementada em abril de 2022, o Programa teve ações nos últimos meses envolvendo 70 colaboradores da empresa e já resultou em uma parceria com a ONG São Martinho, uma instituição de referência, localizada no Rio de Janeiro, que luta pelos direitos da criança e adolescente. A parceria já rendeu frutos como a participação na Campanha Doe Garrafas Pet, um incentivo ao cultivo das próprias hortaliças em horta vertical sustentável criada junto das crianças da entidade, estimulando a alimentação saudável. “O time Petronect abraçou a campanha, realizada entre os dias 5 de junho e 5 de agosto, resultando em duas hortas, 20 colaboradores da Companhia envolvidos, que dedicaram 12 horas ao projeto”, conta Teitiane Oliveira, responsável pelo Programa dentro da empresa. A parceria teve, também, a ação focada e Doação das Cadeiras Petronect. Realizada em junho, a missão foi doar 31 cadeiras para a ONG São Martinho e para o Projeto Semeando o Amanhã, uma instituição sem fins lucrativos direcionado as crianças para auxiliá-las na construção da formação moral e social, contribuindo para a diminuição da desigualdade social. A entrega, que aconteceu na primeira de julho, beneficiou 500 crianças e adolescentes com atividades voltadas para informática. “Temos o compromisso de mudar a realidade na qual estamos inseridos e de incutir na cultura de nosso time e importância do voluntariado como ferramenta de desenvolvimento social”, conclui Fernandes. Sobre a PETRONECT A Petronect (www.petronect.com.br) é um dos maiores Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos. A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás. Com experiência de mais de 18 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, no primeiro semestre de 2022, mais de 113,8 bilhões de reais transacionados em nosso Portal, 58 mil processos de compras realizados pela Petrobras, 48 mil pedidos emitidos por cotações, 24 mil usuários registrados Petrobras, 262 mil notas fiscais eletrônicas emitidas para Petrobras. Desde 2003, o Grupo Petrobras já poupou, até o momento, a emissão de mais de 1.6 toneladas de CO2 por utilizar a Petronect. Clientes: Araucaria Nitrogenados, Baixada Santista Energia, APS (Associação Petrobras de Saúde), Gaspetro, Pb Biocombustível, Petrobras, Petrobras América, Petrobras Bolívia, Petrobras Colômbia, Petrobras Logística de Exploração e Produção, Petrobras Netherland, TBG, Termo Bahia, Termo Macaé e Transpetro.