23/08/2022 às 10h49min - Atualizada em 23/08/2022 às 10h49min

Mutirão para cirurgias urológicas segue a todo vapor em Campos

A intenção é zerar as filas de regulação do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Jornal Aurora - Redação
PMCG
O Mutirão da Saúde para cirurgias urológicas está a todo vapor. Pacientes seguem procurando o Núcleo de Controle e Avaliação, da Secretaria Municipal de Saúde, para o agendamento de consultas. A sensação daqueles que já conseguiram uma marcação é de alívio e gratidão ao governo Wladimir Garotinho. Nesta quarta etapa, lançada oficialmente no último dia 17, serão realizados mais de 10 mil procedimentos, entre urologia e procedimentos cirúrgicos de cabeça e pescoço. A intenção é zerar as filas de regulação do Estado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os mutirões foram idealizados com a proposta de levarmos uma melhor assistência à saúde da população. Por determinação do prefeito Wladimir e do vice Frederico Paes, estamos avançando em vários quesitos e ficamos felizes com todo esse progresso”, comemorou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Em Campos, pelo menos 1.500 pacientes aguardam pelos procedimentos urológicos, dentre eles, intervenções a laser, que não são cobertos pelo SUS. O município é o primeiro da região a ofertar esse serviço.

Aguardando há seis meses por uma cirurgia na próstata, Júlio César Fiuza Silva, 39 anos, não segurou a emoção assim que recebeu a notícia de que sua consulta já estava agendada para esta terça-feira (23). Ele sofreu um acidente de motocicleta e teve traumatismo uretral. Desde então, sofre com fortes dores e desconforto na região. “Eu não tenho dinheiro para pagar um procedimento como esse. Graças a Deus, minha consulta já está marcada. Agora vou poder operar”.

Outra paciente que comemorou foi a doméstica Rita Maria de Jesus Barboza, 54 anos. Ela sofre com cálculo renal e está há quatro meses tentando uma cirurgia para retirada do cateter duplo J.

“Sinto muita dor todos os dias. É um sofrimento grande porque tenho que tomar antibióticos e analgésicos por causa da cistite. Esse mutirão foi uma benção na minha vida, pois vou conseguir operar. Só tenho que agradecer a Deus e ao prefeito Wladimir pelas coisas boas que tem feito pela população de Campos”.

Para o mutirão de cirurgias urológicas, serão realizadas 7 mil consultas e cerca de 1.000 cirurgias para 97 procedimentos, sendo as maiores demandas: Litotripsia ou Litíase renal (pedras nos rins), que pode ser a laser ou percutânea; Prostatectomia Transvesical (próstata aberta); Ressecção Transuretral de Próstata (RTUP) – tratamento minimamente invasivo para desobstrução da uretra; Nefrectomia (retirada de um dos rins); Varicocele (dilatação anormal das veias testiculares; Hidrocele (acúmulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo), além de biópsias.

Para o agendamento, o interessado deve se dirigir ao Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona à Rua Voluntários da Pátria, nº 185, em frente à secretaria de Saúde. No local, será feita uma análise desse paciente e agendada a consulta em um dos três hospitais contratualizados do município, Hospital Plantadores de Cana (HPC), Beneficência Portuguesa e Santa Casa de Misericórdia, que se colocaram à disposição para participar do mutirão.

Entre os documentos necessários estão o pedido original do SUS, que é o encaminhamento médico, documentos pessoais, cartão do SUS e todos os exames de imagem realizados até o momento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90