22/08/2022 às 16h27min - Atualizada em 23/08/2022 às 00h01min

Escola Técnica Tupy leva visitantes da Expogestão a uma viagem no tempo

Exposição fotográfica sobre os mais de 60 anos de história da escola será lançada nesta terça-feira (23/08) em Joinville, no lounge da UniSociesc no evento

SALA DA NOTÍCIA GRAZIELA JANAINA LINDNER DE SOUZA
www.ett.com.br
Divulgação/ETT
Contar uma história de mais de 60 anos não é fácil, principalmente se a missão for escolher cerca de 100 fatos em um acervo com mais de 5 mil fotografias. Depois de oito meses de trabalho, muita pesquisa e tratamento das imagens, a Escola Técnica Tupy lança em Joinville uma exposição fotográfica que levará o público a uma viagem no tempo.

O lançamento será nesta terça-feira, dia 23 de agosto, no lounge da UniSociesc na Expogestão, no Centro de Convenções da Expoville. Durante o evento, visitantes e congressistas poderão conferir momentos marcantes da mais tradicional escola técnica de Joinville, hoje referência nacional na formação de profissionais em diversas áreas de conhecimento.

O “Túnel do Tempo” revisita momentos determinantes na trajetória da ETT. Idealizada pelo diretor da Escola Técnica Tupy e vice-reitor da UniSociesc, Flávio Sartori, a exposição teve pesquisa e curadoria do professor de cinema e audiovisual da UniSociesc, Fabrício Porto, da Guarda Filmes, responsável também pela produção de um documentário que será lançado em setembro. O projeto e desenvolvimento do expositor é assinado pelo ex-aluno da UniSociesc, arquiteto Gabriel Zuchi, da Paleta Arquitetura.

Líder de Marketing da ETT, João Gabriel Moreira conta que o resultado vai surpreender o público. “Foram oito meses de pesquisas, leituras, curadoria e definição dos detalhes. Uma imersão que confirmou, ainda mais, a riqueza dessa instituição de ensino que está na memória e no coração de tanta gente. A exposição é apenas uma fração de tudo o que foi vivido em mais de seis décadas, mas, mesmo assim, o resultado é incrível e emocionante”, avisa.



Boas lembranças em riqueza de detalhes

O “Túnel do Tempo” da ETT terá, além das imagens com legendas, um resumo dos principais fatos para orientar os visitantes no “percurso” entre as décadas de 1960 e 2000. Da conversa no refeitório da Tupy entre o então presidente da empresa, Albano Schmidt, Oswaldo Pereira e operários da fábrica - que deu início à escola - ao atual modelo de ensino, integrado à graduação no Campus Anita Garibaldi, muitas lembranças virão à tona.

A mostra reúne memórias como o lançamento da pedra fundamental da ETT, o início do primeiro curso de Metalurgia, a abertura da Escola Primária Tupy, as visitas nacionais e internacionais, os acordos de cooperação técnica, entre outros momentos.

A tradicional Feira de Ciências e Tecnologia Tupy (Feciett), as Olimpíadas da Escola Técnica Tupy (Oliett) e a Festa do Fundidor não foram esquecidas, assim como o grande movimento de expansão na década de 1970, a parceria com empresários nos anos 1980, os novos cursos lançados na década de 1990, a criação do Instituto Superior Tupy, a banda da ETT e as ampliações e modernizações da fase atual, tudo pode ser conferido no “Túnel do Tempo”.

Depois da Expogestão, a exposição itinerante será exibida no hall de entrada da UniSociesc, no Campus Anita Garibaldi, e em outros locais de Joinville. As datas serão divulgadas nas redes sociais oficiais da UniSociesc e da Escola Técnica Tupy.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp