Tem início nesta segunda-feira (22) as inscrições dos cursos de capacitação, que a Prefeitura de Campos, em parceria com o Sest-Senat, vai oferecer a partir do dia 12 de setembro aos motoristas que atuam nas secretarias municipais, fundações e autarquias. Os condutores de veículos do município devem comparecer à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, das 8h às 17h, para concluir a inscrição. Nesta primeira etapa 280 motoristas participarão de sete cursos, dois deles específicos para os que atuam em ambulância e no transporte escolar.
Nesta sexta-feira (19), o subsecretário de Administração e Recursos Humanos, Frederico Paes, o coordenador do Programa TreinaRH, Wilson Heidenfelder, e representantes do Sest-Senat se reuniram com os chefes de Departamento de Transporte do município, a fim de alinhar e sanar as dúvidas a respeito da logística dos cursos. “Estaremos iniciando o curso no próximo dia 12 de setembro, com previsão de término para 17 de outubro. Vamos ter cinco semanas de capacitação para nossos motoristas. Nesta semana, os mesmos devem comparecer à Secretaria de Administração pessoalmente a fim de realizar a inscrição”, diz Frederico.
Rayanna Siqueira, coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Sest-Senat, relata que esta é uma iniciativa pioneira. Estamos muito felizes com a iniciativa deste projeto, pois é algo pioneiro na cidade, nunca tínhamos realizado uma parceria deste tipo com a Prefeitura e quando eles nos procuraram, vimos a preocupação com a qualificação, isso é raro, a questão de entender o quanto que a qualificação está atrelada a qualidade do serviço prestado à população e conseguimos ver isso e que realmente vai ter um resultado positivo”.
A Técnica de Formação Profissional do Sest-Senat, Mariane Alves Azevedo, lembra que o curso vai agregar ao currículo do profissional. “Houve atualizações na legislação de trânsito e muitos tiraram carteira de habilitação há tempo. Há ainda a questão do comportamento seguro. A Prefeitura nos procurou para que possamos realizar o curso adequando a realidade de cada secretaria, trazendo o mais próximo que conseguirmos a vivência que o motorista pratica no seu dia a dia”.
O primeiro curso a ser aplicado vai ser Atualização da Legislação de Trânsito, em seguida, Responsabilidade civil e criminal do motorista e operador. Noções Gerais de Manutenção Preventiva, Gestão de Combustível, e o último, Comportamento Seguro no Trânsito. Há ainda dois cursos Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Escolar e o Especializado para Condutores de Veículos de Emergência.
Uma segunda etapa de qualificação está prevista e vai ser voltada para a Guarda Civil Municipal, a fim de qualificar os agentes que atuam dirigindo os veículos da corporação. Ao todo 180 agentes devem ser beneficiados.