15/08/2022 às 09h50min - Atualizada em 15/08/2022 às 09h50min

Vacinação contra HPV é ampliada para homens imunossuprimidos de até 45 anos

Em Campos, esses pacientes são atendidos no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Seguindo nota técnica do Ministério da Saúde, emitida em 22 de junho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para homens na faixa etária de 45 anos, 11 meses e 29 dias com imunossupressão. Para as mulheres imunossuprimidas, com a mesma faixa etária, a vacina passou a ser disponibilizada em março do ano passado.

O assessor técnico de Imunização da secretaria de Saúde, Leonardo Cordeiro, explicou que, até então, a vacina contra o HPV era disponibilizada apenas para homens imunossuprimidos com idade de até 26 anos. Os imunossuprimidos são aqueles acometidos por HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

Em Campos, esses pacientes são atendidos no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na secretaria de Saúde, das 8h às 17h. O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que haja entre 9 a 10 milhões de infectados por esse vírus no Brasil e que a cada ano surjam 700 mil novos casos da infecção no país.

Para receber a vacina no Crie, a pessoa precisa apresentar um laudo médico comprovando a doença, além de um documento de identificação, comprovante de residência e o cartão de vacina. São, ao todo, três doses em intervalos de dois meses, entre a primeira e a segunda, e a terceira dose seis meses após a primeira aplicação.

Campos foi o primeiro município de porte médio brasileiro a disponibilizar, gratuitamente, a partir de outubro de 2010, no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho, a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade com esquema de duas doses, num intervalo de seis meses. O pioneirismo levou o município a aplicar mais de 100 mil doses do imunizante entre 2010 a 2016.

Para esse público alvo, a vacina é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e integra o calendário de rotina. Em maio deste ano, a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), retomou a aplicação da vacina contra o HPV nas escolas da rede municipal de ensino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp