12/08/2022 às 18h06min - Atualizada em 12/08/2022 às 18h06min

Conquistas da Educação de Campos são apresentadas durante I Fórum Regional

O evento foi realizado com a participação de sete municípios da Região Norte/Noroeste/Lagos Fluminense, no Teatro Municipal Trianon

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A transformação da Educação de Campos dos Goytacazes já começou e vai alcançar todas as unidades escolares. A informação é do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, que apresentou uma prestação de contas de um ano e meio de gestão, durante o I Fórum Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, realizado com a participação de sete municípios da Região Norte/Noroeste/Lagos Fluminense, no Teatro Municipal Trianon. O evento teve início quarta-feira (10) e encerrou nesta sexta-feira (12).

Segundo ele, são conquistas cruciais para o desenvolvimento da rede municipal de ensino e que representam a materialização do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), previsto até 2024. A valorização dos profissionais do ensino, por exemplo, já é uma realidade. Merecem destaque a regulamentação da equiparação salarial dos profissionais do magistério ao piso nacional; o retorno do pagamento da regência de classe e o retorno dos professores substitutos. A elaboração de um novo processo seletivo com a convocação de centenas de professores substitutos, este ano, é mais uma importante medida para a recuperação da aprendizagem dos estudantes.

“O governo Wladimir Garotinho implantou a Política Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva e sancionou uma nova lei, permitindo a contratação de mediadores e cuidadores visando atender a esse público. Estamos fortalecendo, ainda, o papel da gestão participativa e, para isso, criamos o Comitê Permanente de Planejamento e Gestão”, destacou.

Ele garantiu que as unidades que estavam há anos degradadas estão sendo recuperadas: cinco reformas foram concluídas e há outras 28 em execução. Duas novas unidades estão em construção. Além disso, há 44 unidades em manutenção atualmente e outras 67 manutenções já foram concluídas.

“Essas escolas e creches estão recebendo novo mobiliário: centenas de aparelhos de ar condicionado, mesas, carteiras, kits de mesas e cadeiras infantis, ventiladores, fogões, colchões, berços, geladeiras, freezeres, armários e outros itens foram distribuídos este ano. Até o final de 2022, vamos entregar cerca de 1.200 novos ventiladores e aproximadamente 570 parquinhos, playgrounds, centros de atividades, brinquedos e materiais pedagógicos. Dezenas deles já foram entregues”, enumerou o secretário.

Marcelo destacou que a merenda de qualidade atende às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e tem sido elogiada por profissionais, estudantes e pais de alunos. Passos importantes para o avanço da Ciência e Tecnologia também estão sendo dados, com a criação da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM) e do Centro Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cetec), que será construído no Palácio da Cultura. 

“Além disso, iniciamos o pagamento dos contemplados com os programas de bolsas de estudo, iniciação científica, extensão, tecnologia e de apoio a startups. Começamos a implantação do Projeto Labmais, com a capacitação de mais de 3 mil profissionais. Serão 120 kits de laboratórios de matemática e ciências, dos quais cerca de 50 já foram ofertados; 166 Kits de robótica; e 211 conjuntos Brincar e Aprender, contendo recursos educacionais lúdicos”.
 
Para auxiliar a recuperação da aprendizagem, foi implantado o Projeto Estação Educação. Ao todo serão 13 salas-estúdio para gravação de videoaulas e conteúdos digitais para o reforço escolar. Seis salas já estão inauguradas.

A Secretaria de Educação está promovendo a avaliação diagnóstica de mais de 30 mil alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). 

“Enfim, este é somente o início de uma longa jornada. Não vamos desistir de cuidar de pessoas, de promover a educação que sonhamos, de ajudar a transformar o futuro das nossas crianças. Os frutos do trabalho dos cerca de seis mil profissionais da nossa rede municipal de ensino estão sendo colhidos. O clima é de esperança e de renovação do olhar. Obrigado pela confiança e avante, pois a Educação ilumina vidas”, finalizou Marcelo Feres.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp