12/08/2022 às 15h33min - Atualizada em 12/08/2022 às 16h00min

De olho nas eleições, entidades definem pautas prioritárias para o comércio

Entidades dos setores de Comércio e Serviços se movimentam para defender, junto aos candidatos, melhorias ao ambiente de negócios para micro e pequenas empresas

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
https://www.cdlbh.com.br/imprensa/de-olho-nas-eleicoes-entidades-definem-pautas-prioritarias-para-o-comercio/
Alessandro Carvalho

Nessa quinta-feira, 11,  entidades do setor produtivo da capital reuniram-se na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) para iniciar o projeto Eleições 2022 - O comércio em Ação, onde será construída uma pauta de temas essenciais para o desenvolvimento das categorias de comércio e serviços. O objetivo é que, durante o período eleitoral, as demandas sejam apresentadas aos candidatos, especialmente aos que concorrem aos cargos de deputado estadual e federal. 

O projeto Eleições 2022 - O Comércio em Ação será liderado pela CDL/BH, com o apoio de outras entidades empresariais. O movimento pretende defender uma pauta mínima de temas  importantes para o desenvolvimento dos setores de Comércio e Serviços.

“Durante o período eleitoral, vamos sinalizar para a sociedade e para a classe política quais são as nossas prioridades e quais diretrizes precisamos que sejam aplicadas nas políticas públicas para o setor produtivo. A elaboração de normas precisa ser feita a partir da experiência de quem, diariamente, vive essa realidade, e não apenas por observação ou dedução. Cobraremos dos atuais e futuros tomadores de decisão que as nossas pautas sejam tratadas com a importância que elas merecem”, declarou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva durante o encontro. 

As entidades escolheram quatro temas como prioritários para o setor: a desburocratização; o desenvolvimento econômico; o fomento à inovação; e melhorias ao ambiente de negócios. Com as prioridades definidas, as entidades levarão os temas aos postulantes dos cargos públicos por Minas Gerais para buscar o comprometimento deles com as pautas em defesa dos pequenos negócios no Estado. 

Os representantes das instituições avaliam que o momento é oportuno para colocar os temas importantes para o setor no radar dos candidatos e na agenda pública para, assim, impulsionar a retomada do crescimento, do investimento e do emprego. As diretrizes definidas irão orientar a atuação das entidades, principalmente junto ao Legislativo.

Importância das relações entre entidades e poder público 

A presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), Carolina Venuto, participou do encontro e esclareceu como as relações institucionais e governamentais podem contribuir para gerar bons resultados, boas políticas públicas e a melhoria do ambiente de negócios.

Segundo Venuto, a ação dos setores de relações institucionais e governamentais ajudam a manter a saúde da democracia. “Precisamos encarar este relacionamento como uma via para evitar retrocessos e gerar oportunidades. É preciso que, cada vez mais, as entidades se aproximem dos poderes públicos para fortalecer a sociedade”, afirmou. 

Desenvolvimento econômico 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, também esteve na sede da CDL/BH para almoço com o conselho consultivo da entidade. Durante o encontro, Faria comentou com os participantes sobre os projetos de desenvolvimento para os setores de comércio e serviços previstos pela prefeitura.

Adriano Faria também destacou a importância da agência de atração de investimentos, InvestBH, e do
Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH) para o crescimento da capital. “É fundamental que as entidades se mobilizem junto ao poder público para traçar metas de desenvolvimento. A InvesteBH e o Codese-BH são exemplos de movimentação do setor privado que, certamente, vai impactar na geração de emprego e renda no município. Precisamos, cada vez mais, unir o poder público e o setor produtivo para encontrar alternativas e caminhos para o crescimento”, declarou. 

 Participaram do encontro as seguintes entidades: 

Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV)

Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap)

Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (ASSESPRO-MG)

Associação dos Comerciantes do Hipercentro de BH

Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (ASSOVEMG)

Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão)

Associação Mineira de Supermercados (AMIS)

Belo Horizonte Convention e Visitors Bureau (BHC&VB)

Galeria do Ouvidor

Mercado Central

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAEMG)

Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (SINDLOC-MG)

Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (Amipão)

 Sindicato dos Barbeiros e Cabeleireiros e Institutos de Beleza e Similares (Sindbeleza MG)


 
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