10/08/2022 às 18h45min - Atualizada em 10/08/2022 às 18h45min

Centro de Doenças Infecto-Parasitárias amplia horário de atendimento para melhor atender a população campista

O órgão está funcionando das 7h às 19h e as consultas permanecerão por meio de agendamento

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Para melhorar o acesso à testagem rápida e o atendimento de forma geral, o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, que funciona no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), expandiu o atendimento ao público. O órgão está funcionando das 7h às 19h e, segundo o coordenador, Rodrigo Rodrigues de Azevedo, as consultas permanecerão por meio de agendamento. Já o atendimento de Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP Sexual), é por livre demanda.

“Expandimos o horário para aumentar o atendimento para o paciente fazer teste, uma consulta mais estendida, caso tenha algum ambulatório a partir das 17h, ou apanhar o medicamento”, disse o coordenador, informando que, antes, o CDIP funcionava das 7h às 19h para serviço interno, porém, aberto ao público de 8h às 18h.

Rodrigo explica que o CDIP, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – HIV, sífilis, hepatites B e C, entre outras doenças relacionadas – também atende a todas as infecções parasitárias, exceto tuberculose e hanseníase, que possuem serviço especializado na rede.

“Esse foi um dos motivos que o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais se tornou CDIP, porque ampliou o atendimento para as doenças infectoparasitárias com o intuito de tirar o estigma de que quem procura o local tem Aids, sífilis ou hepatite. Então, você pode ir ao CDIP para uma orientação, por exemplo, ou até mesmo uma testagem regular para um pré-operatório ou de rotina. A gente presta um serviço humanizado com acolhimento, que já começa na própria recepção, para evitar exposição do paciente”.

O coordenador pontuou que o órgão também presta atendimento pediátrico, com acolhimento às crianças expostas ao HIV. Além disso, o CDIP faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP); da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) e do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca). O órgão é multiplicador na capacitação de realização de teste rápido de ISTs e de profissionais para realização de palestras de prevenção junto a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), como parceira.

“Este ano já fizemos ações nos presídios masculinos e feminino, no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Também capacitamos os médicos dos presídios para fazerem um atendimento ao paciente soropositivo na própria unidade prisional”, concluiu.

O CDIP está situado à Rua Conselheiro Otaviano, 241, Centro. Para agendamento, a pessoa deve acessar o site oficial da Prefeitura (campos.rj.gov.br), fazer o cadastro e escolher uma das 25 unidades de saúde disponíveis para o serviço.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp