10/08/2022 às 12h03min - Atualizada em 10/08/2022 às 12h03min

Programa que presta assistência aos prematuros, em Campos, completa um ano nesta quarta-feira

O atendimento realizado pela equipe multidisciplinar é elogiado pelos pais dos pacientes. Já foram prestados mais de 23 mil atendimentos

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Nesta quarta-feira (10) faz um ano que a Prefeitura implantou, em Campos, o programa Follow Up. O ambulatório especializado, que visa acompanhar a saúde das crianças prematuras de risco após alta hospitalar, foi inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho em solenidade no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1), na Cidade da Criança. O ambulatório funciona no CRTCA 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Follow Up está sob a coordenação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA), da Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora do PAISMCA, Rayssa Gonçalves Machado, disse que o número de atendimentos nos 12 meses de funcionamento do programa teve saldo positivo. Foram prestados 23.705 atendimentos.
"Os números correspondem ao total de atendimentos, já que uma mesma criança é atendida por vários profissionais e depois retorna para as consultas mensais para o devido acompanhamento", explicou Rayssa.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar, formada por pediatra neonatal, fonoaudiólogo, dentista, nutrólogo, psicólogo, fisioterapeuta, serviço social e enfermagem.

A pequena Ana Lorena é uma das crianças que faz parte dessa estatística. A mãe Tamiris Souza, 28 anos, contou que a filha nasceu com uma infecção e dificuldade para respirar, tendo que ficar dois dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez dias na Unidade Intermediária (UI).

“Foi o próprio hospital onde ela nasceu quem agendou a primeira consulta com o pediatra do programa. Depois, ela foi encaminhada para os outros profissionais e atualmente é uma criança saudável”, disse a mãe.

Tamiris afirmou ainda que, se não fosse o programa, sua filha não teria recebido um tratamento de excelência como acontece até hoje. “A equipe é prestativa e atenciosa. Eu não teria condições financeiras de arcar com os custos do tratamento. O programa facilitou a vida da gente, já que reúne vários profissionais em um só local”, acrescentou Tamiris, que mora no km 8. A filha, que está com 1 ano e 3 meses, faz acompanhamento mensal.

A enfermeira do programa, Carla Gonçalves, confirmou que o prematuro já sai do hospital com a primeira consulta de avaliação agendada. “Todo bebê que for encaminhado para o programa receberá atendimento integral”, disse ela, ressaltando que o espaço conta ainda com um ambulatório de aleitamento materno, que oferece incentivo, orientações e apoio à mãe com dificuldades e problemas durante esse processo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp