O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), equipamento administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), recebeu mais de 3 mil visitantes durante sua programação especial pela passagem da 370ª Festa do Santíssimo Salvador, entre os dias 2 e 7. Visitação, exposições e apresentações teatrais marcaram a retomada da tradicional participação do Museu nos festejos do padroeiro do município. A exposição “Bordando nosso Patrimônio”, com a artesã Arlene José, apresentando bordados arquitetônicos de Campos, foi a primeira atração.
No dia 5, foi aberta a exposição “Entre Fé e Tradição”, sobre a trajetória histórica da Festa do Santíssimo Salvador, através de textos, fotos e, também, de objetos cedidos pela Diocese de Campos, fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e a FCJOL. E, no dia 6, três exibições da apresentação teatral “No Trem da História”, com alunos do Curso Letras em Movimento, da FCJOL, sob a direção de Guilherme Freytas, movimentaram o Museu.
“O público que mantém o Museu vivo. Foi uma grande satisfação e emoção receber o público visitante novamente no Solar do Visconde de Araruama. Diversos visitantes relataram a felicidade de encontrar o espaço aberto, durante as festividades do Santíssimo Salvador. Mantivemos nossa tradição, nestes 10 anos de funcionamento do Museu, de participar com uma programação especial para a festa”, avalia a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.