08/08/2022 às 15h08min - Atualizada em 08/08/2022 às 15h08min

Prefeitura de Campos presta apoio a agricultores familiares com tratores e arados

No momento, a Secretaria atua com tratores e implementos agrícolas no Assentamento Zumbi dos Palmares e, em seguida, atenderá pequenos produtores rurais da região da localidade do Carvão

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Uma das principais dificuldades dos pequenos produtores rurais e agricultores familiares dos assentamentos do Incra é a falta de recursos para custear o preparo da terra para o plantio. Para prestar apoio aos agricultores, a Prefeitura, por meio Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca cede tratores, arados e grades para que o solo fique pronto para o plantio de culturas brancas, como aipim, milho, feijão e quiabo.

No momento, a Secretaria atua com tratores e implementos agrícolas no Assentamento Zumbi dos Palmares e, em seguida, atenderá pequenos produtores rurais da região da localidade do Carvão, conhecida também pela produção de olerículas. O agricultor familiar Leonardo Pereira, do Núcleo 1 do Assentamento Zumbi dos Palmares se manifesta sobre a importância do apoio que recebe da Prefeitura para poder produzir alimentos.

“Estamos chegando no período que começa a chover e vai ser o momento de plantar. Mas a hora de trabalho do trator é muito caro. Sem a ajuda da Prefeitura, não temos como preparar a terra para o plantio. Essa ajuda é muito importante para nós poder deixar a terra tombada (arada) para quando a chuva cair poder plantar. Eu planto um pedacinho de terra com quiabo, outra parte com milho e outra com aipim. Assim, vou tendo um dinheirinho com o quiabo que começa a produzir com cerca de três meses e serve para minha família e toda semana posso tirar e vender na cidade. Em seguida, depois de uns quatro meses do plantio posso tirar o milho para ir vendendo espigas verdes e, por último, tiro o aipim alagoano que posso colher logo depois de oito meses de plantada as ramas”, detalhou Leonardo Pereira.

SECRETÁRIO LAMENTA ENTRAVES NA LICITAÇÃO PARA COMPRA DE TRATORES E IMPLEMENTOS

“Neste momento de custo elevado dos insumos e também devido ao preço do óleo diesel, muitos agricultores familiares assim como pequenos produtores não têm condições de custear o trabalho de um trator que, de acordo com a distância e condições do terreno (tipo do solo, inclinação e volume do mato), o preço da hora máquina varia entre R$ 150,00 e R$ 200,00. Neste cenário a Prefeitura faz o que é possível para atender aos produtores e agricultores assentados de forma que possam poder plantar”, informa o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.

O Prefeito autorizou e iniciamos o processo licitatório para aquisição de 10 tratores potentes e implementos agrícolas para que possamos atender a demanda e prestar melhor atendimento, mas devido a pandemia os fabricantes não conseguiram atender. Agora estamos com dificuldades porque devido ao período eleitoral o Governo Federal fica impedido pela TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de liberar recursos de Emendas para a compra dos equipamentos”, explica o Secretário Almy Junior.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp