O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhando da primeira-dama Tassiana Oliveira, entregou neste sábado (06), dia do padroeiro da cidade Santíssimo Salvador, um tomógrafo de alta definição no Hospital São José, em Goitacazes, para atender toda a Baixada Campista. O equipamento vai garantir agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes internados e dos que buscam atendimento emergencial e ambulatorial.
A partir de agora, a unidade terá condições iguais aos dos grandes hospitais de oferecer um diagnóstico preciso e tratamento apropriado. Wladimir lembrou que a cidade está avançando e que a cada dia que passa, as melhorias estão acontecendo.
- Reformamos e reabrimos 22 unidades em 18 meses de governo. A Saúde continua avançando na reestruturação e ampliação da assistência à saúde no município. A cidade está avançando. Tem problema? Tem. Tem coisa pra fazer? Tem. Mas ninguém pode negar que o nosso governo trabalha muito todo dia. A cada dia que eu vejo as coisas melhorando, vejo as coisas acontecendo, vejo saúde de Campos dando passos largos - , falou o Prefeito, lembrando que antes, quando um paciente necessitava de um exame de tomografia computadorizada, era levado ao Hospital Ferreira Machado (HFM) ou ao Hospital Geral de Guarus (HGG).
O prefeito estava também acompanhado do subsecretário da Saúde, Marcus Gonçalves; do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Arthur Borges; do diretor do Hospital São José, Dante Pinto Lucas; do vice-presidente da Fundação, Mateus José, e demais diretores, além dos vereadores Kassiano, Fred Rangel e Marcione da Farmácia.
O médico e diretor da unidade, Dante Pinto Lucas, afirmou que o São José se tornou referência no atendimento às pessoas vítimas da Covid-19 e, diante dessa realidade, há pacientes que precisam fazer tomografia de dois em dois dias. “Imagina você tirar um paciente do CTI, que está entubado, para realizar um procedimento de alta complexidade em outro hospital. O governo Wladimir Garotinho mudou a visão de saúde da Baixada Campista. O prefeito não só transformou a antiga UPH São José em hospital, como deu condições do mesmo funcionar como unidade hospitalar, colocando no mesmo patamar dos melhores hospitais. Não adianta termos profissionais capacitados e medicamentos disponíveis se não houver condições de fazer um diagnóstico preciso. Parabenizo o governo e toda a equipe da saúde que nos ajudaram a realizar esse sonho”, afirmou.
O presidente da FMS, o médico Arthur Borges, destacou o quanto o momento é especial. "É um momento muito especial. Desde o início do ano passado, a gente fez uma avaliação das regiões, pelo número de pessoas e pelo número de atendimento no hospital, mas não um hospital no moldes do que foi entregue para a gente e, sim um hospital que realmente tivesse a capacidade de ficar com o paciente e de cuidar desse paciente. E esse passo que está sendo dado hoje. Um hospital que consegue dar o diagnóstico, manter o paciente, consegue tratar o paciente hoje é o São José”, afirmou Arthur.
O subsecretário de Saúde Marcus Gonçalves ressaltou a luta de todos. ”Acompanhei muito a luta aqui. É uma conquista do governo. O hospital passa a contar com um equipamento de alta definição, importante no diagnóstico de doenças como a Covid-19. Parabéns ao nosso prefeito e toda equipe da saúde”, destacou o subsecretário.