08/08/2022 às 09h24min - Atualizada em 08/08/2022 às 09h24min

Campos: Campanhas contra Poliomielite e de Multivacinação começam nesta segunda

A imunização acontecerá das 8h30 às 16h em 37 postos de vacinação distribuídos por todo o município. O atendimento será por livre demanda

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Terá início nesta segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A imunização acontecerá das 8h30 às 16h e o atendimento será por livre demanda. A ação contará com Dia “D”, a ser realizado no dia 20 de agosto.

Para ser vacinado, é necessário apresentar a carteira de vacinação da criança ou adolescente, além dos documentos pessoais, de segunda a sexta-feira, em uma das 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-hospitalares (UPH), Cidade da criança e Hospital São José. Através de parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), o Programa Saúde na Escola (PSE) também levará as campanhas às escolas da rede municipal. Nesse caso, os pais ou responsáveis legais devem preencher o formulário autorizando a imunização.

O público-alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Há duas vacinas contra a poliomielite disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

“Todas as crianças devem ser levadas para a imunização. As menores de 1 ano irão completar o esquema com três doses da vacina VIP. Já as crianças de 1 a 4 anos que já receberam as três doses, irão receber a dose extra com a VOP”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.

Pela Multivacinação, que irá vacinar as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão disponíveis: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora).

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.

“Pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves devem adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, orienta o subsecretário.

CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO
Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Cidade da Criança (crianças de 6 anos, 11 meses e 29 dias)
Hospital São José
UBS Baleeira
UBS Eldorado
UBS Parque Prazeres
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Ponta Grossa dos Fidalgos
UBS Saturnino Braga
UBS Sentinela do Imbé
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Aldeia
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Custodópolis
UBSF Dores de Macabu
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santa Cruz
UBSF Santa Maria
UBSF Santo Amaro
UBSF Santos Dumont
UBSF São Sebastião
UBSF Vila Nova
UPH de Santo Eduardo
UPH Travessão
UPH Ururaí

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp