Terá início nesta segunda-feira (8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A imunização acontecerá das 8h30 às 16h e o atendimento será por livre demanda. A ação contará com Dia “D”, a ser realizado no dia 20 de agosto.
Para ser vacinado, é necessário apresentar a carteira de vacinação da criança ou adolescente, além dos documentos pessoais, de segunda a sexta-feira, em uma das 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Pré-hospitalares (UPH), Cidade da criança e Hospital São José. Através de parceira com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), o Programa Saúde na Escola (PSE) também levará as campanhas às escolas da rede municipal. Nesse caso, os pais ou responsáveis legais devem preencher o formulário autorizando a imunização.
O público-alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Há duas vacinas contra a poliomielite disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.
“Todas as crianças devem ser levadas para a imunização. As menores de 1 ano irão completar o esquema com três doses da vacina VIP. Já as crianças de 1 a 4 anos que já receberam as três doses, irão receber a dose extra com a VOP”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.
Pela Multivacinação, que irá vacinar as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão disponíveis: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora).
No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.
“Pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves devem adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”, orienta o subsecretário.
CONFIRA OS POSTOS DE VACINAÇÃO Centro de Saúde de Guarus (CSG) Cidade da Criança (crianças de 6 anos, 11 meses e 29 dias) Hospital São José UBS Baleeira UBS Eldorado UBS Parque Prazeres UBS Penha UBS Poço Gordo UBS Ponta Grossa dos Fidalgos UBS Saturnino Braga UBS Sentinela do Imbé UBS Tocos UBS Venda Nova UBSF Aldeia UBSF Conselheiro Josino UBSF Custodópolis UBSF Dores de Macabu UBSF Felix Miranda UBSF IPS UBSF Jamil Ábido UBSF Lagamar/Farol de São Tomé UBSF Lagoa de Cima UBSF Morangaba UBSF Morro do Coco UBSF Parque Imperial UBSF Parque Rodoviário UBSF Patronato São José UBSF Ponta da Lama UBSF Santa Cruz UBSF Santa Maria UBSF Santo Amaro UBSF Santos Dumont UBSF São Sebastião UBSF Vila Nova UPH de Santo Eduardo UPH Travessão UPH Ururaí