07/08/2022 às 12h06min - Atualizada em 07/08/2022 às 23h00min

Dia 08 de agosto é o Dia Mundial do Pedestre

A Procondutor, empresa especializada em educação para trânsito que produz conteúdo para reciclagem e aprimoramento de motoristas preparou dicas para a segurança dos pedestres

SALA DA NOTÍCIA Cláudia Fried Florêncio
Comemorado em todo o mundo no dia 08 de agosto, o Dia do Pedestre é uma data que deve ser lembrada principalmente pelo cuidado que motoristas, motociclistas e ciclistas devem ter com quem está a pé e divide o espaço nas ruas. Segundo dados do Ministério da Saúde, 19% das mortes no trânsito brasileiro são de pedestres, e para diminuir essa estatística, assim como os condutores, os pedestres precisam ter alguns cuidados para garantir maior segurança.
Apesar da fragilidade e preferência, os pedestres também têm deveres e precisam cumprir as regras de trânsito. São eles e os motociclistas que dominam as estatísticas de óbitos em acidentes de trânsito, por isso, é um elo importante que precisa ter atenção às normas de segurança. Respeitar as leis de trânsito é uma obrigação tanto para o condutor do veículo, como para os pedestres.
Essa data foi escolhida porque foi nesse dia no ano de 1969 que os Beatles atravessaram uma faixa de pedestres com o objetivo de tirar uma foto para a capa de um dos discos da banda e que ficou reconhecida mundialmente.
Dicas para a segurança dos pedestres no trânsito
- O pedestre deve evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto anda. As condições de visão, audição e reflexos são fundamentais para a segurança.
- O trânsito é um ambiente coletivo, por isso, é necessário manter a atenção tanto nos carros como em outros pedestres.
- Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, mesmo que a via seja de mão única e que tenha faixa de pedestre e antes de seguir, certificar de que o motorista está vendo o pedestre.
- Usar sempre a faixa ou passarela, quando não for possível, procurar um trecho de onde se possa ver as duas esquinas mais próximas ou tenha boa visão da via. O importante é sempre buscar alternativas seguras.
- Evitar passar pelo meio dos carros no semáforo ou passar por trás de ônibus.
– Respeitar a sinalização e andar sempre pela calçada. Fundamental não ter pressa para atravessar.
- Em estradas ou vias sem calçadas, o ideal é caminhar de frente para o tráfego, no sentido contrário aos veículos.
 
Informações para a imprensa
ELA Comunica | Cláudia Florêncio | [email protected] | (11) 998307-6265
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp