O prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama Tassiana Oliveira e o presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), Fabiano de Paula, fizeram a entrega de seis carros às coordenadoras do acolhimentos institucionais neste sábado (6), Dia do Santíssimo Salvador. A entrega, na sede da Fundação, contou com a presença do secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino, do vice-presidente da FMIJ, Leandro Castelo, e do vereador Silvinho Martins.
- São veículos para as nossas oito casas de acolhimento. Dois ainda estão chegando. Os veículos fazem parte do cumprimento de uma decisão judicial em um processo instaurado no governo passado. Agora, no governo Wladimir Garotinho, estamos cumprindo a sentença. É difícil até de entender como casas de acolhimento para crianças e adolescentes funcionavam sem carro. Mais uma vez a gente está vendo a sensibilidade que este governo tem de tratar bem, de cuidar das pessoas, em especial de nossos acolhidos. Os acolhimentos não dependem de doação. Atualmente, o governo fornece tudo: saúde, medicamentos, educação, vestuário, alimentação completa, lazer. Os processos licitatórios agora a gente está atualizando para comprar produtos de cama, mesa e banho; pães e bolos; material de informática, escritório, tudo o que for necessário para que nossos acolhidos vivam com dignidade - , disse o presidente Fabiano de Paula, que agradeceu a toda equipe pelo atendimento prestado nas casas.
Na gestão anterior, com o processo gerado após uma Kombi que atendia às casas de acolhimento pegar fogo por falta de manutenção, a Prefeitura chegou a comprar carros, mas o Ministério Público entendeu que os carros eram pequenos e não adequados para o atendimento. Os novos carros são modelos sedan, próprios para o caso de transporte de acolhidos com deficiência, como cadeirantes.
O prefeito lembrou que além dos veículos, 50 computadores foram entregues. Wladimir destacou que entrega foi antecipada para ocorrer no Dia do Santíssimo Salvador.
- O dia teve uma uma programação extensa, mas hoje é um dia de bênçãos para a nossa cidade e decidimos não deixar para depois porque, quando a gente entrega serviços, a gente já de volta para a realização de outros, para tentar fazer mais. O tempo que o povo nós dei para administrar a cidade foi de quatro anos, mas estou certo de que, com um ano e oito meses de governo, eu posso ficar tranquilo porque estamos dando o nosso máximo e entregando muitas obras e serviços para nossa população. A cidade está muito melhor do que como a encontramos e todos ajudaram muito, porque ninguém faz nada sozinho. Quem está no serviço público e para cuidar das pessoas. E eu fiz questão de fazer essa entrega hoje para atender as crianças, que precisam e que contam com toda a atenção - , destacou Wladimir.
O prefeito elogiou o trabalho das equipes das casas de acolhimento e ainda fez um agradecimento especial. "Quero fazer um agradecimento muito especial à minha esposa, que tem se dedicado a cuidar dessas crianças dos acolhimentos, levando para parques, passeios, participando das festas, dando a atenção ao atendimento prestado. Eu não posso estar em todas as ações com essas crianças e adolescentes e ela faz esse acompanhamento pessoalmente. Vai ter agora até workshop de maquiagem nas casas de acolhimento que Tassiana está preparando com tanto carinho. Eu me sinto grato, grato a todos vocês por me ajudarem a construir essa nova história para nossas crianças", concluiu o prefeito que entregou a chave aos coordenadores das unidades da FMIJ.
Os profissionais também destacaram a atenção dada aos acolhidos pelo governo Wladimir. "É com muita alegria que a gente recebe os veículos e essa entrega traz para a gente uma leveza muito grande de dignidade, porque a gente consegue administrar e demandar bastantes atribuições junto aos acolhidos. Então a gente percebe essa proteção, esse cuidado até com os mínimos detalhes. E faz uma diferença muito, mas muito grande mesmo, quando a gente recebe esse apoio. Para a gente que vê os acolhidos atendidos com carinho, com tudo de primeira linha, sendo prioridade dessa gestão, traz um conforto muito grande e a sensação de realização", falou Gerusa Nascimento, coordenadora da Casa de Acolhimento Pequeno Jornaleiro.
"A gente vê o tratamento que as crianças recebem, o carinho, o amor, é uma coisa linda de se ver. A diferença é muito grande hoje, as crianças não ficam largadas. Elas tem roupas, comida da melhor qualidade, medicação, elas vão à escola, fazem atividades físicas, natação, vários esportes, tem momentos de lazer. Hoje mesmo as maiores foram à Praça São Salvador. Então, a entrega desses veículos é mais uma proteção, porque elas não ficam paradas dentro da casa, elas tem vários momentos de integração. Quem quiser conhecer esse trabalho da Prefeitura, com certeza, vai se encantar, porque é tudo feito com muito amor", convidou a coordenadora Catarina Peixoto, que já dias sanas está à frente da Casa de Acolhimento Despertar.