04/08/2022 às 14h18min - Atualizada em 04/08/2022 às 14h18min

Dentinho Saudável promove ação de saúde bucal na Policlínica do Servidor

A ação educativa foi direcionada aos profissionais que atuam na unidade e aos pacientes que estavam aguardando atendimento no local

Jornal Aurora - Redação
PMCG
“Foi uma palestra esclarecedora. Eu não sabia, por exemplo, que o vírus HPV pode se manifestar na cavidade oral, causando lesões na gengiva e na língua”. A afirmação foi feita pela servidora pública aposentada, Heloísa Helena Terra Caetano Ferreira, 61 anos, após participar de uma palestra na Policlínica do Servidor, na quarta-feira (03), ministrada pela técnica em Saúde Bucal, Sandra Márcia Alves Barreto, e pela dentista, Cristiane Muniz.

Sandra Márcia e Cristiane atuam no programa Clube do Dentinho Saudável, do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. Sandra disse que, além de conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer bucal, elas falaram sobre os sintomas que indicam a infecção pelo HPV na boca e que o Vírus do Papiloma Humano pode ser evitado a partir do uso de preservativo.

“Fizemos uma explanação sobre as técnicas de escovação, do uso do fio dental e da importância da visita periódica ao dentista, destacando a prevenção das doenças da cavidade bucal como as infecções causadas pelo HPV, que podem ocasionar câncer de orofaringe. Devemos ressaltar que nem todos que têm HPV vão desenvolver câncer bucal, pois este tem como maiores fatores de risco, o álcool e o cigarro. Mas é preciso ficar atento aos sinais para a avaliação de um profissional dentista ou médico para o diagnóstico precoce”.

Sandra disse ainda que a pessoa não deve esperar sentir dor de dente para procurar um profissional da área. A ação educativa foi direcionada aos profissionais que atuam na Policlínica e aos pacientes que estavam aguardando atendimento no local. O encarregado da Policlínica, Carlos Roque da Silva, também participou do evento.

O diretor do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira, enfatizou a importância de ações preventivas e de promoção de saúde como a realizada na Policlínica do Servidor. “Além de oferecer um serviço de qualidade à população nas mais diversas especialidades como prótese, odontopediatria e cirurgia, o Departamento tem o programa Dentinho Saudável que busca orientar sobre doenças bucais e doenças sistêmicas que têm repercussão na cavidade bucal. Promover a saúde de forma geral é uma premissa não só do Departamento, mas do governo Wladimir Garotinho, cuja prioridade é cuidar das pessoas”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp