03/08/2022 às 07h51min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h50min

PRÉ-CANDIDATAS AO LEGISLATIVO DE TODO O PAÍS SE REÚNEM NO ENCONTRO NACIONAL ESTAMOS PRONTAS: MULHERES NEGRAS NA POLÍTICA

Iniciativa do Instituto Marielle Franco e do movimento Mulheres Negras Decidem, o encontro acontece no dia 05 de agosto, no Rio de Janeiro, com participação de intelectuais, artistas e políticos de partidos que constroem a coalizão Lula 2022.

SALA DA NOTÍCIA Adriane Primo
Luna Costa

O projeto Estamos Prontas, iniciativa de incidência política do Instituto Marielle Franco (IMF) e do movimento Mulheres Negras Decidem (MND), vai realizar o primeiro Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política. O evento vai reunir lideranças políticas de todas as unidades federativas do Brasil participantes do projeto, além de intelectuais, artistas e nomes influentes na política institucional da América Latina. A vice-presidenta da Colômbia recém-eleita,  Francia Márquez, irá participar do evento de forma online. Também estão previstas a participação das deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Talíria Petrone (PSOL), a Deputada Estadual Érica Malunguinho (PSOL), Marcelo Freixo, pré-candidato ao governo do estado do Rio de Janeiro, além de dirigentes estaduais e nacionais dos partidos que apoiam a chapa de Lula-Alckmin.  

No encontro, que acontece dia 05 de agosto,no Rio de Janeiro, na sede da Ação da Cidadania, as pré-candidaturas dos 27 estados lançam uma carta compromisso com eixos programáticos para o Executivo Federal em 2023, no intuito de cobrar o comprometimento de Lula, pré-candidato à presidência, com políticas de justiça social, racial e de gênero. Os veículos interessados em fazer a cobertura do evento podem fazer seu credenciamento aqui. Demais pessoas interessadas em participar, podem retirar o ingresso gratuito no Sympla.

O evento marca o encerramento da primeira etapa do projeto Estamos Prontas, onde 27 lideranças negras, uma de cada estado do país, participam de uma jornada formativa para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o processo eleitoral de 2022. A formação acontece desde abril, e aborda temas como: História do Movimento Negro e do Movimento Negro Feminista, Direito Eleitoral, Captação de Recursos, Comunicação, Gestão de Recursos, Segurança Digital e Física, Saúde Mental e Autocuidado, Formação de Rede e Articulação Territorial. O projeto conta ainda com uma equipe de estrategistas regionais que, por meio de mobilização e articulação política nos respectivos territórios, estão impulsionando as pré-candidaturas. 

As coordenadoras do projeto, Fabiana Pinto e Tainah Pereira, avaliam a  iniciativa como um espaço de fortalecimento político de lideranças negras que já vêm há anos contribuindo para melhorias em suas comunidades e territórios.  E acreditam que o Encontro Nacional será um momento de celebração e, sobretudo, de reafirmação do compromisso que as mulheres negras têm em construir um projeto político alinhado com as necessidades da população brasileira.  

“Nossa expectativa é de que esse encontro seja capaz de congregar diferentes atrizes e atores políticos em torno de um novo projeto de futuro, liderado por mulheres negras. Temos prioridades que precisam ser reconhecidas e incorporadas às agendas de todas as esferas do poder. O Brasil tem solução e as mulheres negras são parte fundamental desse processo”, afirma Tainah Pereira.

Já Fabiana Pinto, coordenadora de incidência e pesquisa do Instituto Marielle Franco, reforça: “É simbólico que esse encontro de mulheres negras ocorra na cidade que elegeu Marielle Franco. Será a partir das mãos das mulheres negras brasileiras que conseguiremos reconstruir nosso país e dar uma resposta aos recentes ataques à nossa democracia e ao nosso sistema eleitoral. Acreditamos na construção de um futuro de dignidade e felicidade para todos e é essa proposta que nossas lideranças pretendem apresentar no próximo dia 5 de agosto”.
 

ESTAMOS PRONTAS: A FORÇA DAS MULHERES NEGRAS MOVE O BRASIL 

 

Iniciativa conjunta do Instituto Marielle Franco e do movimento Mulheres Negras Decidem, o projeto Estamos Prontas foi criado com objetivo de ampliar a representação na política institucional de mulheres negras, LBTQIA+ e periféricas, em especial defensoras dos Direitos Humanos. Uma vez que, mulheres negras ocupam apenas 2% de cadeiras no Congresso Nacional, mesmo representando o maior grupo demográfico do país (28%), segundo dados do IBGE. Um reflexo das desigualdades acumuladas pelo racismo. 

 

Após três meses de processo seletivo, com mais de 200 lideranças inscritas, foram selecionadas 27 mulheres negras lideranças para receber o apoio direto do Estamos Prontas. Algumas delas se uniram a outras companheiras para formar candidaturas coletivas, concentrando um total de 40 mulheres negras pré-candidatas ao cargo de Deputada Estadual nas eleições de 2022, oriundas de todo o Brasil. São elas: 

 

Na região Norte participam do projeto: Suane Brazão (SOLIDARIEDADE), do Amapá; Léo Simão (PT), de Rondônia; Bancada Amazônida - Francy Júnior, Florismar, Elisiane Andrade, Luzarina Varela, Marinete Almeida, Mariana Ferreira, Francy Azevedo (PT), do Amazonas; Bia Caminha (PT), do Pará; Ana Cleia Kika (PT), do Tocantins e Sirdennys Silva (PT), de Roraima; Kelly Cristina (PSB), do Acre; No Nordeste: Creuzamar de Pinho (PT), do Maranhão, Maria Rosalina (PT), do Piauí; Débora Marcolino (PT), de Alagoas; Pretas pela Bahia - Marcia Ministra, Cleide Coutinho, Pró-Dulce e Iracema Santos (PSOL), da Bahia;  Adriana Gerônimo (PSOL), do Ceará; Bianca Quilombola (REDE Sustentabilidade), da Paraíba; Elaine Cristina (PSOL), de Pernambuco; Tati Ribeiro (PSOL), no Rio Grande do Norte; e  Iya Ligia de Exú (Mãe Lígia) (PT), de Sergipe. No Centro-Oeste: Lucilene Kalunga (PSB), de Goiás; Professora Bartô (PT), do Mato Grosso do Sul; Professora Graciele (PT), do Mato Grosso e no Distrito Federal: Mariana Almada (PV); No Sudeste: Mulheres Negras Sim - Tainá, Lauana e Juhlia (PSOL), de Minas Gerais; Rafaela Albergaria (PT), do Rio de Janeiro; Camila Valadão (PSOL), do Espírito Santo; e Carmen Silva (PSB), de São Paulo. No Sul: Juliana Mittelbach (PT), do Paraná; Laura Sito (PT), do Rio Grande do Sul; Nossa Voz - Vanda Pinedo, Claudete Chaves e Lu Freitas (PT), de Santa Catarina. 

 

Conheça os perfis de todas as lideranças em www.estamosprontas.org/as-27 

 

SERVIÇO

Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política

Data: 05 de Agosto de 2022, a partir das 15h

Local: Rua da Gamboa, 246, Rio de Janeiro

Entrada gratuita mediante inscrição prévia através do sympla.

Credenciamento Imprensa: Click AQUI


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp