03/08/2022 às 17h05min - Atualizada em 03/08/2022 às 17h05min

Mães, bebês e profissionais da saúde participam de evento sobre amamentação em Campos

O encontro ocorreu nesta quarta-feira (03), na Cidade da Criança, que contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira

Jornal Aurora - Redação
PMCG
Gestantes, puérperas e lactantes com bebês, além de profissionais de saúde, se reuniram na manhã desta quarta-feira (03), na Cidade da Criança, para mais um dia de atividades alusivas à Semana Mundial da Amamentação (SMAN), promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA). As atividades foram desenvolvidas conjuntamente com os Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I e CRTCA II).

Entre as atividades, que contou a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira, e da diretora de Programas da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Francielle de Oliveira, estão palestras dinâmicas sobre mitos e verdades acerca da amamentação, dentre outras. Paralelo às atividades na Cidade da Criança, no CRTCA II, que funciona na antiga APIC, foi realizada roda de conversa com adolescentes gestantes, nutrizes e familiares.

“O leite materno proporciona toda proteção e fortalecimento que as crianças precisam para que possam ser protegidas de inúmeras doenças. Tenho certeza que as mães sabem dessa importância e que podem contar com a Secretaria de Saúde que atua em todos os lados e está presente em todas as ações. A secretaria tem um papel importante na prevenção, na orientação, na comunicação e na informação e, principalmente no apoio”, disse a primeira-dama, lembrando que a amamentação não é algo lindo e maravilhoso, como muitos acham, mas há momentos de dor e dificuldades para a mãe e o bebê.

“Eu mesma passei por isso. A criança tem dificuldade de pegar no peito, a gente sente dor, mas quando encontramos pessoas que nos apoiam e nos orientam, esse processo se torna mais rápido, mais fácil e o momento mágico chega para todas nós”, declarou Tassiana.

O tema da SMAM deste ano é “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”. E, um dos principais objetivos da programação desenvolvida pelo PAISMCA é potencializar informações sobre a amamentação, ações e apoio oferecidos pela rede de Atenção Básica, que incluem os programas especiais e assistências nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospitais contratualizados, junto às mães, futuras mães e profissionais que lidando diariamente com este público.

“Esse evento é muito importante para as mães e também para os profissionais de saúde. E estamos fazendo aqui o que o prefeito Wladimir sempre fala que é cuidar de pessoas. Esse é o nosso papel enquanto representantes da saúde, é atuar e mostrar que estamos aqui para fazer esse trabalho”, disse Francielle de Oliveira.

Durante as palestras ministradas pelas equipes do CRTCA I e Programa de Follow Up, a odontopediatra, Bianca Ressiguier e fonoaudióloga, Mariana Oliveira, foram abordados temas como a importância do diagnóstico precoce da anquiloglossia e seus impactos na amamentação e bicos artificiais e seus impactos no aleitamento materno e futuro. Já a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC), Fabiana Passos, falou sobre a importância do aleitamento materno e técnicas de manejo clínico. A psicóloga e doutora em psicanálise pela UFRJ, Evacyra Viana Peixoto abordou sobre o aleitamento materno e o vínculo afetivo.

No CRTCA II a roda de conversa foi sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mulher e do bebê e contou com participação da fisioterapeuta e consultora em amamentação, Margareth Wekid Vaz, além das servidores, a assistente social Juraci Pessanha, a psicóloga materno infantil, Cleide Neves Aquino, a nutricionista Laura Ribeiro de Paula e a enfermeira, Lorena Viana Vieira.

“Durante a amamentação, a mãe cria um vínculo com a criança e, além disso, o colostro é como se fosse a primeira vacinação do bebê. Muitas das vezes por causa da dor, fissuras mamárias, acaba ocorrendo o desmame precoce e, com a gente apoiando e orientando essa mulher, conseguimos prolongar essa amamentação, que tem inúmeros benefícios, tanto para mãe quanto para a criança”, reforça a coordenadora do PAISMCA, Raissa Gonçalves.

Atenta às palestras, a mãe de primeira viagem Letícia de Souza Alves, de 26 anos, moradora do parque São José, disse que “No começo foi bastante assustador, mas depois que comecei a amamentar, está sendo bem tranquilo, uma sensação inexplicável”, disse a mãe do Murilo, de 1 mês de vida, que esteve no CRTCA I para a primeira consulta. Ela disse que durante o teste da linguinha, foi detectado que o bebê tem anquiloglossia. “Recebi todas as informações e estou tranquila quanto a cirurgia que será feita no o CRTCA II”, disse.

Kelly Fernanda Matias Maria, 43 anos, é mãe de cinco filhos. A mais nova é a Antonella, de 1 mês.”A amamentação para mim é um momento maravilhoso, mágico. É a hora que passamos mais tempo com eles, que curtem todo esse processo. Só sendo mãe e amamentando para saber”, disse a moradora de Ponta Grossa, acrescentando que o segundo filho mamou até os nove anos. “Não tem essa de que criança tem limite para mamar”, declarou.

As atividades da Semana Mundial da Amamentação prosseguem ao longo mês de agosto com visitas da equipe do programa Portas Abertas, do Departamento de Odontologia, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para orientação sobre “Educação em saúde no pré-natal odontológico”, distribuição de kits de higiene bucal e campanha de doação de vidros com tampas de plástico para o Banco de Leite Humano do HPC.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp