03/08/2022 às 17h03min - Atualizada em 03/08/2022 às 17h03min

Vacinação contra a Covid-19, gripe e do calendário de rotina na 61ª ExpoAgro

O estande foi montado na Área de Eventos, ao lado do palco. As equipes vão oferecer a vacina das 17h às 22h, na quinta-feira (04) e sexta-feira (05). Também haverá vacinação no no sábado (06) e domingo (07)

Jornal Aurora - Redação
PMCG
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), estará com estande de vacinação na 61ª Exposição Agropecuária, que acontece na Fundação Rural de Campos. O objetivo é aproveitar a movimentação para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19, gripe, dentre outras doenças imunopreveníveis.

O estande foi montado na Área de Eventos, ao lado do palco. As equipes vão oferecer as vacinas na quinta-feira (04) e sexta-feira (05), das 17h às 22h. No sábado (06) e domingo (07), o horário de vacinação será das 10h à meia noite.

“Por ser um local com boa concentração de pessoas, estaremos aplicando as vacinas do esquema inicial e também as doses de reforço contra a Covd-19, além dos imunizantes do calendário de rotina, incluindo a da Influenza, que previne contra a gripe”, explicou o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.

Estarão disponíveis as vacinas contra a Covid-19 para quem vai iniciar o esquema vacinal, ou seja, receber a 1ª dose para o público geral com idade a partir de 5 anos. A segunda dose para quem tem 12 anos ou mais e recebeu a 1ª dose da Pfizer até o dia 4 de julho e a Coronavac até 27 de julho. Já a AstraZeneca é para recebeu a 1ª dose até o dia 27 de junho. No caso das crianças de 5 a 11 anos que irão receber a segunda dose, o intervalo da Coronavac é 28 dias e da Pfizer é dois meses.

As doses de reforço, ou seja, a 3ª dose é para pessoas com 12 anos ou mais. Já a 4ª dose é para todas as pessoas com 18 anos ou mais. O intervalo é de quatro meses entre uma dose e outra. Também será aplicado o reforço 2º e 3º para quem recebeu a dose única da Janssen.

“O primeiro reforço não estará disponível, pois tem que ser feito com o mesmo imunizante. Já o 2º e 3º podem ser feitos com Pfizer, AstraZeneca, além de Coronavac no caso de gestantes”, explica a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Saúde, Amanda Carvalho.

A vacina Influenza, (gripe) é para o público acima de 6 meses de idade. Já as vacinas de rotina é para ciranças a partir dos 2 meses. Fazem parte do calendário de rotina da criança e estarão disponíveis as vacinas contra Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Hepatite A e Varicela (catapora).

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.

As vacinas são, comprovadamente, o meio mais seguro e eficaz de proteção contra inúmeras doenças infecciosas. Elas estimulam a produção de anticorpos que, em caso de infecção, reconhecem o agente causador da doença e, o impede de se multiplicar e causar a doença na pessoa já imunizada. No caso específico da Covid-19, a vacina não impede a infecção, mas evita as formas graves da doença e diminui a replicação do vírus. Dessa forma, quando o organismo é atacado por um vírus ou bactéria, o sistema imunológico, que atua na defesa, dispara uma reação com o objetivo de frear a ação desses agentes.

Para ser vacinado, é preciso estar portando o documento com foto, CPF ou Cartão do SUS, Caderneta de Vacinação (obrigatório para crianças e adolescentes) e o Cartão de Vacina Covid-19.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalaurora.com.br/.
Jornal Aurora Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp