A partir desta quinta-feira (04), a Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde inicia a I Jornada de Capacitação da Equipe de Enfermagem que atua na Rede de Atenção Psicossocial do município. O evento terá início às 18h pelo canal da Saúde Mental de Campos no YouTube (AQUI). O primeiro tema abordado será a “História da Saúde Mental e a Rede Neste Contexto”.
Para participar, o interessado deverá preencher um formulário de inscrição que está disponível no link ou entrar em contato pelo WhatsApp (22) 98173-0300 para maiores informações.
A gerente de Saúde Mental, Lana Maria Pereira da Silva, disse que o objetivo da capacitação é fomentar as estruturas de trabalho e otimizar o cuidado com os usuários em rede e para rede. “Vamos reforçar o cuidado com a saúde mental de forma mais humanizada”, disse ela, ressaltando que a capacitação vai acontecer até dezembro deste ano, uma vez por mês.
Lana afirmou que o município oferece uma ampla rede de atendimento e acolhimento para as pessoas em sofrimento mental, com serviços e equipamentos variados. Além de quatro CAPS, a rede conta com quatro Residências Terapêuticas (RTs); Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI); Serviço de Matriciamento; Serviço de Desinstitucionalização; Pronto Socorro Psiquiátrico (PSP) e Ambulatório Ampliado de Saúde Mental.
O Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, por exemplo, atende pacientes com sofrimentos psíquicos de leve a grave como depressão, ansiedade e tentativas de suicídio e automutilação, com funcionamento de segunda à sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Imperial. “Temos médico no ambulatório, que atende os casos de tentativas de suicídio, encaminhados pela rede pública de saúde”, disse Lana. A UBS possui médicos psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais com atendimento pré-agendado.