Segundo pesquisa da plataforma digital casamentos.com.br, que reúne noivos e fornecedores, oferece ferramentas para o planejamento de cerimônias e festas, o mercado de casamentos no Brasil deve movimentar mais de 40 bilhões em 2022.
Em plena ascensão (cerca de 20% ao ano), as festas de casamento promovem a integração e o desenvolvimento em diversas áreas de uma cidade: da rede hoteleira à agricultura, do comércio local aos serviços (cabelereiros, produtores de audiovisual, floristas e decoradores, celebrantes e cerimonialistas, buffets e garçons) etc.
Para a realização de um evento, por exemplo, trabalham direta ou indiretamente, 200 profissionais aproximadamente, cuja maioria reside no próprio município onde a festa acontece. Além disso, cada cerimônia recebe de 50 a 400 visitantes.
Ubatuba, dotada de uma beleza natural exuberante com mais de 100 praias, tem tudo para se tornar um grande polo de casamentos. A cidade conta com uma extensa rede hoteleira e muitos leitos informais, boas rodovias (Estatual e Federal), as quais ligam, por sinal, as duas maiores cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro.
Assim, tendo despertado para o potencial que o mercado de casamento tem em gerar empregos e impactar positivamente a economia local, empresários e pessoas que trabalham e oferecem serviços neste âmbito se reuniram e criaram a associação do setor: Ubapracasar – Associação Ubatuba para Casar, (CNPJ: 47280747/0001-04).
Sem fins lucrativos, a associação tem por finalidade a promoção de assistência social e cultural, representação política e a defesa dos interesses dos envolvidos.
Por meio de parcerias, visa compartilhar recursos, combinar competências, realizar pesquisas, explorando novas oportunidades para que sempre ofereça produtos de qualidade.
“Os casamentos são hoje uma das maiores indústrias de Ubatuba, assim como a temporada de verão. Com a criação da associação, esperamos aumentar a participação da cidade no mercado de casamentos na praia, trazendo à região turismo familiar, de qualidade o ano todo, sobretudo na baixa temporada.” comenta o presidente eleito da associação Daniel Santos.
Responsabilidades e planejamento
A responsabilidade da associação é garantir que todos os seus membros tenham voz e que o diálogo democrático esteja acima de qualquer interesse particular. “É a troca de ideias e conhecimentos que acaba se constituindo, em última análise, em fator catalisador para que a economia da região avance e prospere” analisa Erika Regina Corrêa, diretora de imprensa da associação.
Amparada por um Estatuto que compreende os direitos e deveres dos associados, UBAPRACASAR acredita que os casamentos na praia devam fazer parte do turismo de eventos, pois não é diferente da atividade turística em si. E ambos precisam de planejamento e de apoio logístico para que as atividades se realizem e o setor cresça.
Eleitos aos cargos da diretoria executiva da Ubapracasar – Associação Ubatuba para Casar, (CNPJ: 47280747/0001-04).
Maiores informações pelo site https://www.ubapracasar.org.br/