01/08/2022 às 09h47min - Atualizada em 01/08/2022 às 09h47min
Campos: Pacientes do Serviço de Atenção Domiciliar em tratamento com laser têm resultado satisfatório
O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas
“Já fiz cinco sessões, uma por semana, e a lesão trocanter (fêmur) que tenho no lado esquerdo e direito já está cicatrizando”. A afirmação foi feita pelo jovem Luiz Filipi Viana de Melo Medeiros, 26 anos, que é um dos pacientes assistidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria Municipal de Saúde.
Filipi tem recebido tratamento com raios de laser de baixa intensidade para acelerar o processo de cicatrização. O equipamento, que é portátil, foi adquirido pelo programa em abril deste ano para atender exclusivamente pacientes do SAD.
O jovem, que é paraplégico, disse estar bem satisfeito com o tratamento. “Desde que as sessões começaram, a lesão melhorou bastante. A equipe que vem aqui em casa é excelente. Muito atenciosa”, acrescentou ele. A enfermeira do SAD, Josiléia Miranda, especialista em curativos, explicou que, quando Filipi iniciou as sessões, a lesão estava em estágio 4, que é complexa, e hoje está em grau 3 e 2.
Ela disse que a terapia com laser é contraindicada para pacientes em tratamento oncológico e crianças menores de 6 anos de idade. Antes de iniciar o tratamento, Josélia vai à casa dos pacientes para identificar a real necessidade de cada um.
“Fazemos uma triagem e, só após o paciente receber alta, que é quando a ferida cicatriza, iniciamos novos atendimentos”. No momento, segundo ela, 26 pacientes estão recebendo tratamento com laser.
O programa conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. O SAD funciona na secretaria de Saúde, das 8h às 17h.